Pais de primeira viagem: como ensinar o filho a se vestir sozinho

Pais de primeira viagem: como ensinar o filho a se vestir sozinho

Para que atinjam diferentes habilidades, toda criança precisa de estímulos para que isso seja feito, principalmente até os seis anos de idade, que é o período em que se abrange o que conhecemos como primeira infância. Simples para adultos como nós, escolher o par de sapatos, vestir uma calça e outras atividades básicas se tornam bastante desafiadoras para os pequenos. Sendo assim, é extremamente importante entender como ajudar o seu filho  nessa tarefa sem perder a paciência.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para os pais de primeira viagem em como ensinar o filho a se vestir sozinho.

Entregue diferentes opções para eles

Nessa época de primeira infância, as crianças estão em uma fase de querer mostrar que são independentes e que têm limites de maneira diferente. Por isso, se vestir é um jeito muito importante de colocar essas duas coisas em prática. Sendo assim, ofereça ao seu filho opções diferentes de coisas que não são tão importantes assim.

Um exemplo bem bacana disso é perguntar se ele prefere usar uma camiseta vermelha ou laranja. Assim ele irá começar a escolher e conseguir decidir sobre suas escolhas.

Teste coisas diferentes

Todos nós temos preferências, não é mesmo? Não gostamos de usar camiseta apertada, não gostamos de usar couro e por aí vai. Saiba que as crianças também têm as delas. Por isso, pai de primeira viagem, não tem problema nenhum em evitar peças que seu filho não gosta. Isso demonstra respeito à opinião dele.

Uma maneira bem bacana de ajudá-lo com isso é perguntando o que o incomoda. A costura da meia incomoda o pezinho dele? Evite-as. A etiqueta daquela camiseta que vocês tanto gostam também atrapalha? Corte fora.

Separe um tempo para praticar

Você sabia que logo aos três anos de idade as crianças já começam a ter noções básicas de como se vestir, colocar suas roupas íntimas? Agora tarefas um pouco mais complexas, como fechar botões e zíperes, podem aguardar um tempinho a mais.

Muitas crianças gostam de se vestir sozinhas para mostrarem que são mais independentes,  confiantes e com isso mais competentes. Mesmo que o processo demore mais do que se você o vestisse, deixe que ele faça isso. Escolha dias da semana que não tenha que se vestir tão rápido para ele começar a fazer isso sozinho e assim se acostumar com todo o processo.

Utilize o tempo como brincadeira

Não pense que crianças tenham o mesmo nível de urgência de sair de casa o mais rápido possível como nós.  Então o mais interessante é ser criativo em momentos como esse. Para que o processo seja mais rápido, brinque com seu filho. Estabeleça um tempo de no máximo 10 minutos para ele se arrumar sozinho. Diga que ele ganhará um prêmio que vocês combinarem  e se ele conseguir, além de premiá-lo, incentive-o dizendo que ele é extremamente rápido.

Viu como é interessante fazer com que seu filho se vista sozinho? Então, não se preocupe se você é um pai ou mãe de primeira viagem, essas dicas são maravilhosas. Aproveite e visite o site da O Sapo e a Princesa, o melhor da moda infantil para seu filho(a)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *