Engatinhar é a primeira forma de mobilidade dos pequenos, e esse ato pode ocorrer entre os seis e dez meses de idade. Para não limitar os movimentos deles durante esse processo, é importante ter em mente que algumas roupas são mais adequadas, e o sapatinho para bebê tem que ser trocado por um que ofereça maior segurança, evitando que o seu filho se machuque batendo em certos obstáculos ou superfícies.
É fato que nem todos os bebês vão se locomover da mesma forma, alguns vão pelo modo mais tradicional que é alterando as mãos e os joelhos, outros contam com o auxílio da barriga para isso. Há também aqueles que se impulsionam para frente ou usam a perna na posição de engatinhar e outra esticada no chão para se mover – quase como se fosse um soldado em guerra.
Sabendo que são diversas as formas do seu filho começar a se mover pelo chão, Aqui vão algumas dicas para que ele passe por esse processo com conforto para explorar os diversos ambientes.
Opte por um tecido confortável para as roupas
O algodão vai acompanhar as peças do seu filho por um longo tempo, por ser uma fibra natural não impede a transpiração da pele. Até porque os tecidos mais grossos e resistentes podem acabar prejudicando a mobilidade dele.
Escolhendo a roupa
Os modelos de calças que vêm com aquele reforço extra na região do joelho, ou o uso de joelheiras específicas é recomendado para preservar a peça e o joelho do seu pequeno. Para as meninas, é bom evitar vestido, já que pode enroscar no joelho e causar tombos.
Sapato para proteger de atritos
Nessa fase, os pequenos têm uma noção do próprio corpo, de como usar as mãos para puxar coisas ou para morder os próprios pés. Então, é tempo de usar calçados mais firmes, como os que têm elástico e se moldam ao pé. Além do mais, quando o seu bebê estiver nesse processo, precisará de sapatinho de bebê que o protejam de atritos e golpes, já que começará a explorar por diferentes superfícies.
Devem continuar sendo confortáveis e macios, mas deverão incluir reforços na ponta e no calcanhar para não machucar os dedos ou a borda do pé. Por isso, o ideal é sempre optar por um sapatinho infantil fechado, como os tênis, já que precisam ficar bem fechados e presos para dar o apoio que seu filho precisa. Os calçados para bebê não podem ter fitas e cadarços para não provocar acidentes, então o fecho mais seguro e prático é o de fechamento de contato, que é fácil e muito prático de pôr e tirar, facilitando a vida dos pais.
Lembrando que a supervisão de seu bebê é fundamental nesta fase, assegurando que os espaços para explorar e praticar com segurança sua nova conquista seja adequado. Para dar conforto e segurança para o seu filho nessa nova etapa, conte com uma loja de roupas infantil completa. O Sapo e a Princesa tem tudo aquilo o que será necessário para essa nova etapa da sua vida.