Brinquedos infantis: a importância de serem livres de BPA&

Dicas e Inspirações

As brincadeiras e brinquedos são muito importantes na infância, pois despertam diversos sentimentos, sensações e ajudam a desenvolver sua capacidade de se relacionar com o mundo, além de aprimorar habilidades e características da sua personalidade. O papel dos brinquedos é fundamental, já que ele estimula a criatividade e coordenação dos pequenos.

Durante a infância, é super comum que os pequenos entrem em contato com diversos itens de plástico, sejam mamadeiras, chupetas, ou até mesmo os próprios brinquedos infantis. E, justamente por isso é importante se atentar, já que em alguns casos, eles podem ser prejudiciais à saúde do seu filho por causa de um componente químico, o BPA. Para esclarecer os riscos que ele pode apresentar e preservá-lo, continue lendo esse artigo.

O que é o BPA?

O bisfenol A (BPA) é uma substância química orgânica utilizada na fabricação de plásticos de bicarbonato, resinas epóxi e no revestimento interno de latas de alumínio. Pequenas quantidades de BPA também são utilizadas na composição de PVC maleável e como preparador de cor em papéis térmicos. 

Segundo mostram as pesquisas, por mais que essa substância tenha sido banida em diversos países, ainda assim, estima-se que 90% das pessoas estejam contaminadas por ela, já que ao longo dos anos, todos acabam entrando em contato com esse componente químico. Além disso, ele está presente em garrafas de água, dispositivos eletrônicos, equipamentos médicos, brinquedos, e muitos outros.

Danos à saúde

Os primeiros anos de desenvolvimento da criança são delicados, por isso, é fundamental se atentar para todos os aspectos que podem interferir durante esse processo. Sabendo o que é o BPA, é importante que você fique atenta aos riscos que ele pode apresentar à saúde do seu bebê, já que acompanhado de ingredientes tóxicos para o organismo, o plástico pode ser um dos maiores inimigos para a saúde infantil. 

A maior preocupação é que essa substância se acumule no cérebro, que pode causar distúrbios de comportamento e memória. E o cuidado deve ser redobrado para as crianças até três anos, já que o efeito é mais grave pois o cérebro ainda está em desenvolvimento. Outros problemas como: distúrbios no sistema hormonal e reprodutivo, danos ao cérebro e ao coração, diabete e maior risco cancerígeno, podem estar relacionados a essa substância. 

Cuidados e atenção com o brinquedo

É de extrema importância que os pais fiquem sempre atentos ao comprar brinquedos de plástico, ou quando alguma pessoa próxima presenteia o seu filho com tal. Sempre verifique a embalagem, eles têm o selo “livre de BPA”. 

Outra alternativa é optar por brinquedos de madeira, dependendo da idade do seu filho. Além disso, sempre opte por comprar em uma loja de brinquedos, já que quando compra-se em camelôs, por exemplo, você não sabe exatamente a procedência daquele produto. 

Para comprar brinquedos online com segurança, O Sapo e a Princesa tem diversas opções, todas livres de BPA, para garantir o desenvolvimento do seu filho, trazendo mais diversão no seu dia a dia, livre de qualquer substância.

Related Posts

Leave a Reply