Dicas para incentivar seu filho a aprender a andar brincando

Desenvolvimento Infantil

Um dos momentos mais importantes na vida de uma criança (e dos pais) é aprender a andar. Quando a criança está chegando aos 10 meses de idade, as mamães e os papais já ficam com muitas expectativas, tentando descobrir como ensinar filho a andar. Claro, realmente é muito mágico quando os pequenos adquirem diversas habilidades novas em um curto espaço de tempo.

Isso acontece porque os neurônios da criança são altamente plásticos, mas o que isso quer dizer? Quer dizer que são flexíveis para que haja uma maior adaptação às tarefas e condições impostas pelo próprio organismo ou pelo ambiente. Desse modo, se espera que até o fim do 16º mês de vida, os movimentos do pequeno terão evoluído de reflexos simples a precisos movimentos, incluindo até mesmo a aquisição da marcha.

Por isso, se você quer saber como incentivar seu filho a aprender a andar brincando, siga as dicas da O Sapo e a Princesa. Vamos falar um pouquinho sobre todos os modos de ensinar a realizar este processo, seja com brinquedos, brinquedos estimulantes ou com outros métodos já conhecidos. Confira!

Procure deixar o bebê livre

Principalmente em casos em que o bebê já completou um aninho de idade, mas que ainda conta com alguma resistência a começar a andar, procure deixá-lo mais livre. Claro que isso não significa que ele deve ficar longe de sua vista. Sabemos que os acidentes são mais comuns nesta idade, como quedas, deglutição de objetos e afogamentos.

Isso porque se ele ficar muito tempo no colo, cadeirinha ou berço, não terá o estímulo necessário para começar a andar.

Incentivando seu filho a andar brincando

Existem algumas técnicas que servem para facilitar a aquisição da marcha, elas proporcionam mais autonomia e segurança progressiva para o pequeno. A primeira das técnicas é colocar o seu filho de pé se apoiando em algum objeto que esteja firme, como uma mesinha de centro, por exemplo. De maneira instintiva o bebê irá se mover em volta do objeto, utilizando-o como apoio.

Para que você estimule seu bebê a andar, coloque um brinquedo que o atraia bastante em um ponto que não esteja tão distante da base de apoio, como na ponta do sofá, por exemplo. O brinquedo funciona como um objeto que vai motivar o bebê pelo desejo de brincar com ele, fazendo com que ele tente alcançá-lo. Mas fique atento, como estratégia, o bebê pode se jogar no chão para engatinhar até o local onde o brinquedo está e quando chegar, tentar se levantar para pegá-lo. Com o tempo, seu pequeno se sentirá muito mais seguro para fazer a rotação com o corpo e até, quem sabe, transferir o apoio que estava na mesa para o centro do sofá.

Mais uma dica bem bacana de brincadeira e que os bebês adoram é dar passinhos segurando as mãos do papai ou da mamãe. Isso faz com que eles consigam treinar o movimento do caminhar sem cair, se tornando ótimo no início. A dica aqui é segurar as duas mãos e assim quando a criança se acostumar, solte uma das mãos.

Aqui na O Sapo e a Princesa você garante os melhores calçados infantis que irão lhe ajudar bastante no processo de andar do seu filho. Além de contar com brinquedos que irão estimular o seu pequeno. Confira!

Related Posts

Leave a Reply