Como estimular a criatividade e imaginação dos pequenos com brinquedos infantis?

Como estimular a criatividade e imaginação dos pequenos com brinquedos infantis?

Descubra como utilizar os brinquedos infantis não somente para entreter, mas também para estimular as crianças.

Se divertir é essencial para que as crianças possam se desenvolver de forma saudável, no entanto, quando se trata dos brinquedos infantis é importante escolher opções que, além de entreter e atrair os pequenos, também sejam capazes de estimular a sua imaginação e criatividade.

A imaginação fértil é importante para que as crianças se sintam interessadas em descobrir uma série de questões ao seu redor, auxiliando no aprendizado geral e também na sua habilidade social, enquanto a sua criatividade proporciona a busca por respostas e novos desafios. Por isso, antes de ir a uma loja de brinquedos, tenha em mente que a opção escolhida sempre deve oferecer algo a mais para o desenvolvimento dos pequenos.

Se você não sabe como estimular a criatividade e imaginação das crianças utilizando brinquedos infantis, elencamos algumas dicas abaixo que podem te auxilia, confira:

Conte uma história sempre que possível 

Ler uma história na hora de dormir é o clássico para quem deseja estimular a criatividade dos pequenos, afinal, vemos essa cena repetidas vezes na cultura pop. No entanto, esse não é o único momento para contar uma história, existem diversas oportunidades que podem ser aproveitadas.

Sempre que a criança lhe perguntar algo mais profundo, evite as respostas diretas e rápidas, crie algo mais lúdico e trabalhe com exemplos e torne tudo mais claro com histórias, deste modo você incentiva a criatividade enquanto ensina.

Opte por brinquedos infantis desafiadores

O desafio estimula a curiosidade da criança, o que a mantém motivada a tentar novamente, trabalhando diretamente a criatividade, visto que ela deve sempre buscar uma nova abordagem em busca do triunfo.

Não faltam brinquedos infantis que seguem essa linha desafiadora, desde quebra-cabeça e peças de montar e encaixar, até jogos propriamente ditos, como adaptações do popular Jenga e caixas de empilhar.

Permita que a criança brinque sozinha

Por fim, uma dica que pode ser difícil para muitos pais é permitir que a criança tenha um tempo só dela para diversão, para que ela possa brincar sozinha e propor os seus desafios e limites de maneira natural.

Esse momento é importante porque nem sempre as pessoas ao redor reagem da maneira correta, o que pode inibir a criança de algum modo, que se sente desmotivada devido algum medo, seja de falar, ou de ser tema de risadas e brincadeiras. Mesmo que a criança reaja bem a essas respostas, ela pode internalizar essas questões e se sentir cada vez mais desestimuladas, o que, muitas vezes, é quase que imperceptível para os adultos.

Agora que você já sabe como estimular a criatividade e imaginação dos pequenos com brinquedos infantis, confira os mais diverso modelos disponíveis na loja O Sapo e a Princesa, que, além de brinquedos online, ainda conta com itens de decoração, moda, acessório e muito mais, por isso, não deixe de visitar o site da loja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *