Brinquedos infantis: a importância do selo do Inmetro

Dicas e Inspirações

Além de proporcionar muita diversão, e ser um excelente passatempo para as crianças, os brinquedos são fundamentais e importantes para o desenvolvimento da linguagem, criatividade, percepção e convívio social. Devido às vantagens e benefícios, o setor representa uma das maiores indústrias do Brasil, criando adaptações e estratégias diante de um novo cenário, onde a maior concorrência é proveniente de dispositivos eletrônicos. 

As brincadeiras são essenciais para as crianças devido a uma série de questões, que vão desde a interação social até diversos aspectos na infância. Ao se divertir, a criança aprende a conviver socialmente, tem contato com uma série de novidades, exercita a sua criatividade, sensibilidade e comunicação e ainda conhece o mundo. 

Ao estimular representações e expressões de imagens que são espelhadas na realidade, o brinquedo estabelece uma relação íntima com a criança. Desse modo, os brinquedos infantis, através da brincadeira e entretenimento, propicia que a criança tenha contato com reproduções do seu cotidiano, da natureza e construções humanas.

E para que essa brincadeira seja segura, é importante se atentar se o brinquedo tem o selo do Inmetro. Para entender a importância e qual a sua função, continue lendo esse artigo para entender melhor o motivo e priorizar brinquedos que possuam esse selo.

O selo do Inmetro

As ocorrências de acidentes envolvendo crianças tiveram seu pico na década de 80. Em uma resposta a essa necessidade, em 1992, tornou-se obrigatório em brinquedos, a presença do selo do Inmetro, que atesta a segurança de um produto que foi submetido a diversos ensaios em laboratórios. 

Entre as questões que são avaliadas, incluem: segurança em impacto e queda (bordas cortantes e pontas agudas); mordida (partes menores que podem ser levadas à boca); toxicidade (metais pesados e substâncias nocivos à saúde); inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo); e ruído (níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação). Ou seja, um produto com a presença desse selo implica que este passou por um processo de avaliação e demonstrou cumprir com os requisitos de segurança

Responsabilidade do fornecedor

A certificação é uma forma de demonstrar ao consumidor final, por meio do Selo de Conformidade, que o brinquedo é seguro, que ele pode ser adquirido na confiança de que irá gerar nenhum prejuízo à saúde da criança. A certificação é sobre segurança e não sobre qualidade, ou seja, quando um brinquedo quebra, por mais que ele não cause dano (é seguro), e o fato dele não durar, leva o consumidor a questionar a certificação, porém são fatores diferentes.

Onde comprar brinquedos com o selo

Para ter a garantia que o seu filho estará brincando com um brinquedo seguro, o ideal é que as compras sejam feitas preferencialmente em estabelecimentos legalmente constituídos, optando sempre por uma loja de brinquedos. Por isso, evite camelôs e feiras, locais em que, geralmente, são vendidos produtos que não atendem aos requisitos de segurança e, muitas vezes, são pirateados.

Precisando de uma loja de brinquedos online de confiança para garantir esse momento de diversão do seu filho e prezando pela segurança dele? O Sapo e a Princesa conta com uma variedade de brinquedos para que seu filho exercite a sua criatividade em segurança. 

Related Posts

Leave a Reply