Saiba tudo sobre brinquedos estimulantes e educativos

Desenvolvimento Infantil

Tudo é novidade quando somos crianças, não é mesmo? E todas as brincadeiras funcionam como uma nova forma de aprendizado. Mas é muito importante potencializar o conceito de “aprender brincando” e é exatamente aí que aparecem os brinquedos estimulantes e os brinquedos educativos.

Muitas pessoas os chamam de brinquedos pedagógicos também. Contam com uma importante função de serem uma ferramenta de educação para crianças de todas as idades. E o mais interessante é escolher aquele que consiga se comunicar com a faixa etária do seu filho, isso torna a brincadeira (e a educação) muito mais divertida.

Pensando nisso, vamos lhe mostrar tudo sobre brinquedos estimulantes e educativos para que você entenda a importância deles no dia a dia dos seus filhos. Confira!

O que são os brinquedos estimulantes e educativos?

Esses tipos de brinquedos são verdadeiras ferramentas que têm o poder de unir a diversão com o aprendizado para crianças de todas as idades, como falamos anteriormente. Alguns dos brinquedos que fazem parte dessas categorias são: quebra-cabeças e jogo da memória. Mas saiba que hoje em dia a tecnologia é uma verdadeira aliada a esse universo.

A importância destes brinquedos está no fato de ajudarem no desenvolvimento de diversas habilidades de maneira natural, duradoura e progressiva. O interessante é que com eles, a protagonista é a criança e não o brinquedo em si, pois ela irá conduzir o aprendizado do melhor jeito para ela mesma.

A importância dos brinquedos estimulantes e educativos para o desenvolvimento da criança

Os brinquedos estimulantes e educativos são instrumentos que auxiliam as crianças e de uma maneira que não é convencional. Esse auxílio aparece no desenvolvimento de habilidades que se tornarão importantes na vida adulta e com isso, para o mercado de trabalho e área acadêmica do futuro.

Algumas das habilidades desenvolvidas com os brinquedos:

– disciplina;

– criatividade;

– organização;

– raciocínio lógico;

– resolução de problemas;

– coordenação motora;

– consciência espacial e muito mais!

Fora isso, essas brincadeiras também são muito importantes para que as habilidades sociais sejam desenvolvidas, principalmente quando são compartilhadas com mais crianças. As habilidades sociais que são trabalhadas:

– socialização;

– trabalho em equipe;

– comunicação;

– autonomia;

– desenvolvimento da linguagem.

A importância de escolher o brinquedo certo para a idade do seu filho

Claro que temos que escutar nossos filhos e entender que tipo de brinquedo eles querem, mas isso deve ser somado à faixa etária indicada de cada um deles. Isso porque, por se tratar de brinquedos estimulantes e educativos, eles têm funções diferentes para cada idade e assim trabalhar no aprendizado especificamente. Se seu filho tem entre 2 a 4 anos, os brinquedos devem ser dessa faixa etária, a mesma coisa se ele tem entre 4 e 6, sendo assim  com as idades posteriores.

Viu como esses brinquedos são extremamente importantes para o aprendizado de nossos filhos? Aqui na O Sapo e a Princesa contamos com diversos brinquedos estimulantes e educativos para você trabalhar todas as boas características da criança. Vem conferir!

Related Posts

Leave a Reply