Como estimular o bebê a engatinhar?

Desenvolvimento Infantil

É muito interessante visualizar que desde os seus primeiros meses de vida, o bebê busca descobrir tudo o que está acontecendo à sua volta. Seja por seu jeito de olhar as coisas, pelas mãos, pés ou boca. Tudo que estiver ao seu alcance, ele irá explorar. E é aí que surge uma grande pergunta dos pais de primeira viagem: quando meu filho irá começar a engatinhar?

O ato de engatinhar faz com que haja diversos benefícios para o bebê. Nessa fase, se deslocar pode contribuir para que o desenvolvimento psicomotor aconteça, além de treinar o seu equilíbrio para que ele comece a andar logo depois. Engatinhar também pode fazer com que o seu bebê desenvolva as questões de saúde e socioafetivas.

Aposto que você ficou ainda mais curioso para conhecer algumas dicas para estimular o bebê a engatinhar, não é mesmo? Sendo assim, separamos 4 dicas maravilhosas para que você consiga fazer isso da melhor maneira possível. Vamos lá!

Deixe o seu bebê no chão

Para haver o estímulo do bebê a engatinhar é bastante necessário ajudar para que ele fortaleça a sua massa muscular. E é por isso, que é extremamente importante não deixá-lo o tempo todo na cadeirinha, no colo ou deitado.

Quando você deixar seu bebê de bruços, no chão, irá ajudar para que haja o desenvolvimento da força muscular dos braços, ombros, costas e tronco. E também no estímulo dos movimentos que servem como um preparo para quando ele começar a engatinhar.

Espelho como forma de ajudar

Você sabia que o espelho é um grande aliado para estimular o seu filho a engatinhar? Coloque-o na frente do bebê quando ele estiver de bruços. Ele será atraído por seu próprio reflexo e assim se esforçará para se aproximar do objeto. Bacana, não?

E ah, o espelho ainda pode fazer parte da decoração do quartinho do seu filho. Mas claro, veja se ele está muito bem posicionado, preso e que não tenha nenhum detalhe que acabe machucando o pequeno.

Seja um exemplo para o seu filho

Os adultos são um grande exemplo para todas as crianças, ainda mais se forem os seus pais. Por isso, na hora de engatinhar, o bebê pode ser estimulado com a ajuda dos pais que devem fazer o mesmo movimento.

Se você engatinhar do lado do seu pequeno, ele irá observá-lo para saber o que você está fazendo e vai querer, com toda certeza, imitar o seu movimento. Essa ação facilita bastante o aprendizado da criança e melhor ainda, aumenta o vínculo dos pais com os filhos.

Brinquedos ajudam bastante

Já falamos sobre como os pequeninos são curiosos e gostam de explorar tudo. Sendo assim, use essa curiosidade para estimular a vontade dele em pegar, tocar e manipular objetos, brinquedos educativos são ótimos para ajudar nessa fase. Pegue os brinquedos favoritos deles afastados das mãos, isso fará com que ele queira chegar até eles.

Toda vez que seu filho conseguir chegar até o brinquedo, uma ideia bacana é começar a aumentar a distância deles e até mesmo colocar alguns obstáculos, como almofadas, no caminho deles.

Uma dica melhor do que a outra, não é mesmo? Se você seguir todas elas direitinho verá seu bebê engatinhando o mais rápido possível. Aproveite para visitar a loja da O Sapo e a Princesa, tudo para seu bebê você encontra aqui!

Related Posts

Leave a Reply