Categorias

Anticoncepcionais: Parei! Como fazer para engravidar?

Anticoncepcionais: Parei! Como fazer para engravidar?

Ao planejar uma gravidez, uma série de fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo os métodos contraceptivos utilizados. Quanto tempo é preciso esperar para engravidar depois de ter parado de tomar anticoncepcional? Essa é uma das perguntas mais recorrentes entre mulheres que desejam ter um bebê. O corpo precisa voltar à sua normalidade, já que ele recebeu doses de hormônios durante algum tempo.

Leia abaixo as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Quanto tempo leva para engravidar?

Mão feminina segurando teste de gravidez positivo.

Não existe uma regra clara, pois o tempo varia de acordo com alguns fatores:

  • O organismo da mulher;
  • A sua idade;
  • O método contraceptivo utilizado;
  • O tempo de uso;

Se você tomou durante anos, provavelmente demorará mais para engravidar, porém ainda sim é possível estabelecer uma média. Especialistas afirmam que é normal quando uma mulher engravida em um prazo de 3 a 6 meses após o encerramento do uso. No entanto, há mulheres que engravidam na primeira vez que tentam, mesmo tendo utilizado anticoncepcionais durante anos. Se ele é ágil na eliminação dos resíduos hormonais, a fecundação acontecerá depressa.

A variação no tempo também tem a ver com alguns fatores. Por exemplo, a dosagem e a potência química do método contraceptivo que foi utilizado.

Como fica o corpo após utilizar os anticoncepcionais?

Cartelas de anticoncepcionais no canto superior direito da imagem

Naturalmente, o corpo passará por algumas mudanças para se adaptar. Há os fatores relacionados ao medicamento, já mencionados acima, e fatores psicológicos. Por exemplo, se a mulher acredita que não conseguirá engravidar dentro de um ano, certamente essa ideia irá influenciar o seu organismo.

A adaptação pode fazer com que os ciclos sejam mais intensos, com cólicas mais fortes. O peso pode aumentar ou diminuir, variando em cada caso. Também são frequentes as alterações no humor. Embora sejam mudanças comuns, elas são necessárias e passageiras.

Quando sei que é o momento ideal para engravidar?

Mão feminina segurando pequenas meias de bebê

É preciso voltar ao ciclo habitual menstrual. É considerado normal, o ciclo entre 21 e 35 dias e 28 dias os ciclos mais comuns. Os óvulos viajam em direção ao útero para serem fecundados, período que varia entre 6 e 12 dias. Se não há fecundação, eles são expelidos pela menstruação.

É difícil saber quando se dá esse período, pois ele muda de acordo com a mulher. Recentemente falamos aqui no blog sobre algumas maneiras para você saber  quando é seu período fértil (caso não saiba quando você está neste período, clique no link ao lado e veja nosso post).

  • As secreções vaginais são mais transparentes em períodos férteis, como clara de ovos;
  • O desejo sexual aumenta;
  • A pele fica mais oleosa, favorecendo o aparecimento de acnes e espinhas;
  • Surgem cólicas parecidas com as cólicas menstruais, porém menos frequentes e intensas;
  • O humor varia, e a mulher pode estar mais sensível emocionalmente;
  • A temperatura do corpo aumenta entre 0.2 e 1 grau;

Tomava a pílula sem saber que estava grávida, o que eu faço?

Quando a mulher percebe que está grávida, ela deve informar ao seu médico para que ele oriente-a a respeito do encerramento do método anticoncepcional, pois os hormônios da pílula podem afetar a criança no período de formação dos órgãos sexuais, o que ocorre por volta do segundo e terceiro mês de gravidez. Ou seja, se você suspeita que está grávida, faça testes ou vá a um médico para fazer um acompanhamento.

Conclusão

Ao interromper o contraceptivo, a mulher pode engravidar a qualquer momento, independentemente da forma na qual ele era ingerido. É preciso estar atenta aos sinais do próprio corpo e consultar o ginecologista. Ele informará quais são os fatores individuais que influenciarão na gravidez.

Você está preparada para o grande dia? Nós fizemos um guia maternidade bem completinho sobre as etapas que antecedem o nascimento do bebê com dicas sobre enxoval, como montar o quartinho do bebê e até um check-list com todas as coisas que você não pode esquecer de levar à maternidade no dia do parto. Baixe grátis aqui.

Leia também:

4 dicas infalíveis para entreter seu filho nas férias

Bebê Gripado? Aprenda como usar o Nosefrida Aspirador Nasal

Os benefícios dos brinquedos educativos

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 17 =