Veja no que se atentar para que o calçado infantil tenha uma vida útil maior.
É de conhecimento geral que um sapato infantil tem uma vida útil mais curta, afinal as crianças crescem rápido e acabam tendo de subir o calçado. No entanto, um sapato infantil feminino ou masculino está longe de ser um artigo “descartável” e deve ser preservado e higienizado da maneira correta.
Se você está com dificuldades para limpar e conservar o sapato dos pequenos, e por isso acredita que eles estão se desgastando mais rapidamente, confira abaixo algumas dicas que podem te auxiliar:
Leia atentamente a etiqueta
Ainda que pareça uma dica óbvia é sempre importante ressaltar pois ainda é muito negligenciada. As informações de como higienizar um sapato infantil da maneira correta vem anexa na etiqueta do calçado. Por isso, antes de remover a etiqueta e calçar a criança, confira quais são os cuidados que você deve ter na hora de higienizá-los.
A grande maioria dos modelos não podem ser higienizados em máquinas do tipo lavadora e tão pouco devem ir à secadora, além da necessidade de secarem a sombra, pois o calor em excesso pode prejudicar até mesmo as colas utilizadas na confecção.
Existem alguns modelos que apresentam dificuldades muito específicas, como, por exemplo, os calçados confeccionados em camurça, que não podem ser molhados para não manchar, mas essa informação sempre consta na etiqueta.
Escolha o sapato infantil correto
Por fim, a principal dica que facilita todo o processo de limpeza e também conserve o calçado por mais tempo passa pela escolha do modelo. O sapato infantil assegura que o modelo tenha uma vida útil maior e o modelo que atende melhor às necessidades da criança, para isso, basta alguma observação nos modelos antigos.
Caso o calçado antigo apresenta um desgaste no cabedal, isso pode indicar que a criança tenha alguns hábitos como chutar as coisas ou até mesmo sentar no chão com as pernas cruzadas, por tanto, prefiram modelos que selam mais reforçado nessa questão.
Para as crianças com calçados que possuem um desgaste maior no solado, basta escolher um sapato infantil que conta com uma solução mais resistente. Tenha em mente que solados mais rígidos tendem a se desgastar mais, assim como os extremamente macios, por isso, busque por algo intermediário.
Fique atento a numeração
Quando um calçado começa a ficar apertado para a criança, além de se tornarem desconfortáveis, eles tendem a deformar e ficar com um aspecto mais desgastado. Por isso, troque o calçado quando ele começar a ficar pequeno, e guarde ou passe o modelo antigo ainda em bom estado.
Evite também a prática de comprar calçados maiores para que eles durem mais, pois, além de aumentar o risco de quedas e tropeções, eles podem se dobrar mais e se desgastar mais rapidamente que um modelo do tamanho correto.
Agora que você já sabe como limpar e conservar o calçado dos pequenos, confira as ofertas de sapato infantil para menino e menina disponível na O Sapo e a Princesa, que dispõe de uma série de opções dos mais diversos tamanhos e para todas as idades, dos primeiros passar as grandes aventuras das crianças.