Toda gestante se pergunta se gestante pode viajar de avião, até quando é permitido e se tem algum problema. Claro que tudo varia de cada gestação e da opinião da sua médica, mas no geral o máximo indicado é viajar até 27 semanas sem prescrição médica e depois disso, as cias aéreas exigem autorização médica. No meu caso, minha médica disse que com 27 semanas eu ja estaria muito cansada, com a barriga mais pesada, que eu não aproveitaria tanto, e me indicou viajar antes das 24 semanas. Segui os conselhos dela e marquei minhas férias com 20 semanas.
Nossa primeira Babymoon foi para Bonito no Matro Grosso do Sul, esse voo é curtinho, rapidinho, e depois a estrada também foi tranquila. Evitei ficar muitooo tempo sentada ou parada, mas no geral, zero problemas com o voo (um voo tradicional da Gol)
Mas é sobre nossa segunda viagem que gostaria de compartilhar com vocês. Decidimos viajar para o EUA para fazer o enxoval do bebê, e o voo para Orlando, nossa primeira parada, era de quase 10horas. Iríamos na classe econômica em um voo diurno, mas pelo menos era direto, sinceramente, fez toda diferença o voo ser direto, pois realmente cheguei BEM cansada.
Aqui vai minha primeira dica, pegue o assento do corredor, sim, eu levante de hora em hora para fazer xixi e esticar as pernas, e consegui não incomodar ninguém sentando no corredor rs. Viajamos na ida de Latam, e achei os assentos bem padrão, nada demais, nem muito apertado nem muito largo. Outra dica, que minha médica exigiu, foi viajar de meia de compressão para grávidas. Usei essa meia da Sigvaris, e mesmo assim senti MUITA, muitas dores nas pernas :(, pela posição, o assento da econômica é apertadinho né?
Mas chegando no hotel eu coloquei o pé pro alto e dei uma relaxada, se o voo tivesse parada, ia ser mais tenso ainda. Outro ponto muito importante, é a fome, genteeeeee, como senti fome nesse voo, nao me prepaprei, não levei nenhum lanchinho, e me arrependi horrores, faltava horas pra servirem o café e eu ja estava com a barriga roncando, tortura para uma grávida. Levem uma fruta, água, abasteçam-se! (A água é muito importante durante o voo, por isso eu fui tanto ao banheiro também rsrs)
Já no voo da volta, conseguimos por milhas um assento na categoria “Premium Economy”da American Airlines e meu Deus, o pobre sendo exaltado kkkk. Não é uma executiva, nem primeira classe, mas me salvou MUITO, consegui relaxar, dormir, comer bem, beber bem, estivar bem as pernas, e não senti nenhum incomodo. Mas claro, se você tiver que ir e voltar de classe econômica, prepara o lanchinho, a meia calça, água, e o psicologico para ficar bastante tempo de pé.
Conclusão….
É cansativo? é, mas valeu e eu voltaria mil vezes. Mas também valeu MUITO a dica da minha médica e fazer a viagem o mais cedo possível para ir tranquila, curtir e principalmente não correr maiores riscos. Não é sempre que conseguimos voo na premium economy, mas se eu puder pagar por mais espaço para as pernas, e assento no corredor, eu pagaria, o conforto da gestante é essencial. Também tentamos escolher os assentos mais a frente, para nossa saída ser rápida e não ficarmos muito tempo em pé na imigração, então salva ja essa dica também!
Estou meia atrasada no post, hoje já com 34 semanas rsrs, eu nao aguentaria de dores na lombar, costas, e até as fisgadas na perna, a barriga ja atrapalha alguns movimentos, então como disse, eu agendaria a viagem entre 20 e 24 semanas! : )
Espero que minha dicas tenham ajudado na sua decisão!
Beijocas
Nati