8 dicas e cuidados para dar banho em bebê

Dicas e Inspirações

Nada como a hora do banho, não é mesmo? Esse talvez seja o melhor momento do dia, isso porque além de relaxante, é uma oportunidade maravilhosa para que os papais estreitam seus laços com seus pequenos. Mas sabemos que dar banho em bebê pode ser uma tarefa muito complicada, principalmente para aqueles pais de primeira viagem, chegando até a dar um certo medo nos primeiros banhos.

Se esse é o seu caso, separamos algumas dicas e cuidados para fazer com que esse momento seja o mais seguro e confortável possível para você e a criança, podendo assim aproveitarem o momento. Saiba agora como dar banho em bebê. Confira!

Banho rápido

Saiba que o banho deve ser o mais rápido possível, isso porque os bebês, principalmente os recém-nascidos, perdem o calor com mais facilidade e assim ficam com muito frio. O mais importante aqui é limpar tudo direitinho, principalmente o rosto, atrás da orelha, as dobrinhas e as áreas da fralda. Quando o banho acabar, seque o bebê o mais rápido possível para que ele fique aquecido.

Cuidados com o umbigo

Uma das coisas mais importantes que devemos nos atentar é com a área do umbigo. É fundamental que essa região esteja sempre muito bem limpa. Especialistas recomendam que em toda troca de fralda e também depois do banho, é necessário que se use um cotonete umedecido em álcool 70 na região do umbigo.

Jamais deixe o bebê sozinho no banho

Esse é um dos principais cuidados que temos que ter na hora do banho do bebê, nunca deixe-o sozinho na banheira. Por isso, se prepare e pegue tudo aquilo que você vai precisar com antecedência e deixe bem perto do local do banho e que tenha fácil acesso para que você consiga manusear sem soltar a criança.

Quantidade de água

Essa é uma dúvida muito comum entre os papais de primeira viagem. Sendo assim, encha a banheira com água até a altura dos ombros do bebê. Essa quantidade é suficiente para que ele fique acomodado. Muitos bebês costumam chorar no banho porque não estão cobertos pela água suficientemente e acabam sentindo frio.

Temperatura da água

Esse é um ponto muito importante, pois a água não pode estar fria e muito menos muito quente. O ideal é que a temperatura esteja a 37 graus, ou seja, ela deve estar morna. Isso faz com que o bebê tenha a temperatura do seu corpo controlada. Por isso, antes de colocar a criança na banheira, encoste a parte traseira do seu punho ou o cotovelo para saber se a água está morna.

Como o bebê deve ficar na banheira

Uma coisa muito importante que devemos passar para os bebês é que eles devem sempre ficar sentados na banheira e nunca de pé. Muitas crianças gostam de ficar de pé no banho para brincar, mas isso pode acontecer com que haja acidentes. Por isso, ensine seu filho a ficar sentadinho na banheira.

Quantidade dos produtos

Não exagere na quantidade de sabonete e shampoo, utilize sempre uma pequena quantidade para que a pele do bebê não fique ressecada. É importante ter em mente que eles têm uma pele muito sensível. Opte sempre por produtos criados especificamente para bebês.

Seque a criança muito bem

Muitos pais acabam esquecendo de secar as dobrinhas da criança. Lembre-se que essas partes do corpo são as mais importantes na hora da secagem porque podem causar assaduras quando molhadas e úmidas.

Aqui na O Sapo e a Princesa você encontra os melhores produtos para a hora do banho, desde os mais divertidos até os de higiene. Confira!

Related Posts

Leave a Reply