Categorias

Saiba a importância do esporte na infância

Saiba a importância do esporte na infância

A prática do esporte na infância está totalmente ligada ao desenvolvimento. Enquanto diversos brinquedos, brincadeiras e exercícios mentais trabalham a capacidade intelectual da criança, a prática do esporte trabalha tanto o desenvolvimento físico, quanto trabalho em equipe, noção de competição e importância da autoestima.

esporte-infância

O esporte na infância pode ser iniciado em diferentes fases, dependendo da modalidade. Um dos esportes mais comumente indicado nos primeiros meses de vida é a natação. Já aos cinco meses de idade, a criança (que sabe nadar de modo inato) pode iniciar o esporte para que os pulmões se acostumem à pressão da água, enquanto a criança mantém a respiração.

bebe_nadando

Para os mais crescidinhos, outras modalidades vão surgindo. Como é o caso das artes marciais, que trabalham a força da musculatura, assim como o autocontrole, a disciplina e valores além da competição (igualdade, respeito, entre outros).

 

esporte-infância-tatame

Ainda assim, mais do que os benefícios físicos e os ensinamentos presentes no esporte na infância, as crianças também precisam se divertir. Essa, por sinal, é uma das principais recomendações para os pais: encontrar o esporte que a criança sinta prazer em fazer.

Outra faceta presente na prática de esporte na infância é o combate à obesidade. Segundo dados do IBGE colhidos entre os anos de 2008 e 2009, o último levantamento oficial acerca da obesidade infantil aponta que cerca de 15% das crianças são obesas no Brasil. Esse número se torna ainda mais alarmante quando as pessoas crescem, já que 50% da população brasileira é obesa.

Veja também:

Os dados alarmantes são um retrato de uma sociedade que não cumpre alguns preceitos básicos para uma vida saudável, incluindo, principalmente, uma alimentação balanceada e a regular prática de esporte.

 

criança-saudável

O esporte na infância é uma maneira de fazer com que crianças consideradas obesas consigam se reeducar a respeito de sua rotina, sendo um fator motivacional para que elas consigam adotar um modo de vida mais saudável (não se trata de uma questão estética, mas de saúde). Ainda que essa prática pode ser adotada a qualquer momento da vida adulta, é o esporte na infância que pode moldar uma pessoa a valorizar esse modo de vida mais saudável.

Neste contexto, os pais das crianças também podem aproveitar e servir como exemplo para que os pequenos pratiquem esporte na infância. Muito se diz a respeito do comportamento das crianças ser um reflexo do que fazem os pais.

Aproveite e confira nossa seleção moda praia para os pequenos se divertirem nas férias!

Você também vai gostar de:

 

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 14 =