Categorias

Qual o momento certo para desfraldar seu bebê? Pt.1

Qual o momento certo para desfraldar seu bebê? Pt.1

Muitos pais e mães de primeira viagem podem ter uma dúvida em comum, qual seria o momento certo para desfraldar o bebê? Vamos começar a desvendar o assunto em postagem especial do blog.

desfraldar 1.1

O momento do desfralde pode ser considerada como um rito especial para o desenvolvimento da criança, já que a partir disso, o pequeno já terá certa autonomia para fazer suas necessidades. Ainda que seja um momento de admiração e orgulho, pode ser um período de preocupação e anseios para os pais.

O primeiro detalhe importante para saber quando desfraldar o bebê é saber que este momento poderá acontecer apenas se a criança já possuir controle físico para segurar as necessidades, é o chamado controle esfincteriano.

Protetor de Colchão Descartável Desfralde - Baby & Me
Protetor de Colchão Descartável Desfralde – Baby & Me

Este controle começa a ser desenvolvido no corpo da criança a partir dos 18 meses de idade, mas isso não significa que ele já estará pronto, isso quer dizer que esta função fisiológica estará em desenvolvimento. A maioria dos pediatras recomenda iniciar o processo a partir dos dois anos de idade, mas ao final das contas, cada criança terá seu ritmo e será preciso respeitá-lo, os meninos costumam demorar um pouco mais do que as meninas para largar as fraldas, mas isso não deve ser seguido como regra, existem relatos de crianças que desfraldaram com 4 anos tranquilamente.

A própria criança, na maioria das vezes, acaba por demonstrar quando o momento certo chega através de sinais, eles são físicos, comportamentais e cognitivos.

 

Tapa-Fralda Xadrez Azul - Baby Fun
Tapa-Fralda Xadrez Azul – Baby Fun

Sinais físicos:

A criança é capaz de andar ou correr sem precisar de apoios;

Músculos da bexiga já conseguem segurar a urina (fica de três a quatro horas sem fazer xixi);

Evacua com periodicidade previsíveis (começa a criar uma rotina);

Faz bastante xixi de uma vez só ao invés de pouca quantidade por mais vezes;

Troninho 3 em 1 Luxo Rosa - Safety 1st
Troninho 3 em 1 Luxo Rosa – Safety 1st

Sinais comportamentais:

É capaz de ficar sentado em uma única posição entre dois e cinco minutos;

Se incomoda com fraldas sujas e molhadas;

Consegue abaixar e levantar as calças;

Mostra interesse nos hábitos higiênicos;

Sinais cognitivos:

É capaz de compreender instruções simples;

Compreende quando está com vontade de ir ao banheiro;

Entende os lugares das coisas;

Consegue avisar quando está com vontade de ir ao banheiro;

A percepção desses sinais pode iniciar um processo em que os pais podem participar e ajudar a criança, gestos simples e mudanças comportamentais facilitam o desfralde, como por exemplo, comprar um penico para a criança e evidenciar que o penico é dela, utilizar roupas fáceis de tirar, comemorar os sucessos, não mostrar raiva ou impaciência, entre outros.

Esse período coincide com a ida da criança para a escola e é importante que os pais se atentem à responsabilidade do desfralde ser exclusivamente deles e não da escola ou os professores. Os educadores podem orientar e dar dicas valiosas sobre o comportamento da criança, mas não são eles que devem se preocupar com isso.

desfraldar2.1

Esta nova fase deve seguir com naturalidade, de acordo com o corpo, entendimento e comportamento da criança e os pais podem e devem estar atentos ao momento, mas não devem decidir quando isso deve acontecer.

Deixe o seu comentário e compartilhe o post nas redes sociais. Confira mais posts aqui!

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 6 =