Categorias

Dicas para prevenir dor na coluna durante a Gravidez

Dicas para prevenir dor na coluna durante a Gravidez

Problema frequente entre gestantes, a dor na coluna durante a gravidez é comum, mas existem dicas que podem diminuir o desconforto.

Há cerca de uma mês, publicamos aqui no blog sobre quais seriam os primeiros sinais da gravidez, caso você esteja com receio de estar ou simplesmente quer ter a certeza de que ma nova vida está sendo gerada dentro de você. Dentro deste mesmo assunto, hoje vamos falar sobre um dos principais problemas que as futuras mamães enfrentam durantes a gestação, a famosa dor na coluna durante a gravidez.

 É muito comum que a gestação traga dores em diferentes partes do corpo. Ainda que cada gravidez seja de um jeito, e que cada mulher tenha seu biótipo, as muitas mudanças ocorridas nos nove meses, nas diferentes partes do corpo feminino, podem trazer alguns desconfortos.

Desde a alteração do peso, até a mudança da estrutura óssea se preparando para o parto, diferentes motivos podem acarretar em dores de intensidades diversas. Há uma grande porcentagem de mulheres que sofrem com alguma dor (mais de 50%), então é importante saber identificar sua origem e como proceder.

Primeiramente, os muitos tipos de dores podem indicar ‘tratamentos’ diferentes. As dores mais comuns são:

Dores nas costas:

dor na coluna durante a gravidez. Mulher com mão nas costas e feição de desconforto com as costas.

Problemas de postura e levantar de maneira incorreta com o peso do bebê na barriga são os principais fatores resultantes das famosas dores nas costas. Isso acontece por haver excesso de força sobre os discos e articulações, como também um possível pré-existente desgaste nos ligamentos e músculos. Ficar muito tempo em pé também pode forçar as costas e causar as dores.

Dores pélvicas

Muito comum na gravidez, esse tipo de dor deve ser informado para o médico. Isso porque ela pode ser apenas a alteração da estrutura óssea se adaptando para facilitar a passagem do bebê, como também pode ser algo mais grave, como endometriose, gestação ectópica, rotura uterina, entre outras.

Mulher grávida com mão da barriga e na região da pelve, com leve desconforto.

Dores ciáticas

Também famosas, as dores ciáticas podem ser mais agudas durante a gravidez, mas o mais comum é de que a mulher já sofra com elas, independente da gestação, ou que tenha tendência para tal. Como esta dor não tem influência da posição ou do peso do bebê, a primeira tentativa para aliviá-la é mudar de posição.

dor-ciatica-gravidez

Para não sofrer qualquer uma dessas dores, alguns tratamentos básicos e bastante conhecidos, podem ser feitos sem muito investimento financeiro, por exemplo, a prática constante de atividade física é um dos pré-requisitos para ter uma vida saudável, e não é recomendado tornar-se gestante para começar a se preocupar com isso.

Durante a gravidez, essa boa prática permanece como indicação, pois favorece a circulação sanguínea, trabalhando o sistema cardiorespiratório, além de fortalecer músculos e ligamentos. Entretanto, todas as atividades físicas devem ser moderadas, e monitoradas, além de ser necessário possuir acompanhamento médico. Algumas práticas, como pilates e hidroginástica são muito bem recomendadas, pois também trabalham a respiração.

Alguns outros cuidados simples podem ser mantidos e gerar bons resultados, como evitar levantar peso demais, atentar-se à postura quando ficar muito tempo sentada, e, levantar-se para caminhar antes de sentir qualquer desconforto. Outras práticas só precisam de bom senso. Para quem trabalha em pé, por exemplo, nada de sapatos com salto ou tamancos, eles afetam diretamente a postura e a coluna. Subir e descer escada em excesso tem que ser evitado, já que pode ser considerado um exercício. Confira abaixo o vídeo do Dr. Alexandre Podgaeti com mais algumas dicas para prevenir dor na coluna durante a gravidez.

Em todo caso, é importante ressaltar que a automedicação não é uma opção. Toda e qualquer dor aguda deve ser informada ao médico obstetra.

Você está preparada para o grande dia? Nós fizemos um guia maternidade bem completinho sobre as etapas que antecedem o nascimento do bebê com dicas sobre enxoval, como montar o quartinho do bebê e até um check-list com todas as coisas que você não pode esquecer de levar à maternidade no dia do parto. Baixe grátis aqui.

Veja Também!

Posições para dormir na Gravidez

5 Erros frequentes da hora de dormir do bebê

O que é a linha escura que nasce na barriga durante a gravidez?

Comer salmão ajuda no desenvolvimento saudável da gestante e do bebê

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =