Categorias

Por que o aspirador nasal é importante nos períodos de frio?

Por que o aspirador nasal é importante nos períodos de frio?

A chegada das estações mais frias do ano transforma não só o tempo e os cenários, mas também a condição de saúde das pessoas. Durante o outono e o inverno, os casos de gripe, resfriado, sinusite, rinite, entre outros problemas aumentam. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3,5 milhões de homens e mulheres têm gripe com comprometimento grave a cada ano. As pessoas, então, precisam providenciar remédios, aspirador nasal, entre outras coisas, principalmente para as crianças que são mais frágeis e, consequentemente, muito suscetíveis às doenças. Mas por que as enfermidades são mais comuns nos períodos de baixas temperaturas?

De acordo com médicos, a mudança brusca do tempo é um fator primordial, mas não é o único responsável pelo aumento das doenças respiratórias. Há ainda o fato do ar ficar mais seco e a poluição ambiental ser maior nessas épocas do ano, além disso, as pessoas se aglomeram mais em ambientes fechados com livre circulação de vírus e bactérias.

Outro ponto é que casacos e blusas retirados dos armários estão cheios de poeiras e ácaros causadores de alergias. As crianças têm ainda mais quadros de complicações respiratórias porque o sistema imunológico delas ainda não é tão desenvolvido e resistente como o dos adultos, por isso é importante colocar sempre um aspirador nasal na mochila dos meninos e meninas.

Quando os pequenos vão à creche ou ao colégio, eles acabam tendo contanto com vírus circulando em salas de aula fechadas. Basta que uma criança esteja gripada ou resfriada para que os agentes virais se espalhem e fiquem suspensos no ar por até 24 horas. Daí não tem jeito, a rotina muda mesmo e fica muito mais difícil para os adultos que agora precisam dar conta de trabalhar, cuidar da casa e dedicar muita atenção às crianças. Vale ressaltar que alguns materiais e objetos são extremamente necessários para tratar e curas as doenças respiratórias, tenha sempre em casa: inalador; termômetro; umidificador de ambientes; lencinhos e aspirador nasal.

Aqui no blog você pode conferir todas as informações sobre como utilizar corretamente o aspirador nasal nos bebês e nas crianças. O material descongestiona o sistema respiratório e garante melhoras imediatas para os pequenos. É claro que os medicamentos também são imprescindíveis para curar as doenças e desconfortos, mas é sempre muito importante consultar um médico antes de tomar qualquer tipo de remédio. A automedicação pode piorar o estado de saúde tanto de crianças quanto de adultos.

Como prevenir é muito melhor do que remediar, os médicos dão algumas dicas a respeito de como evitar as gripes, resfriados e outros problemas de saúde. A vacina é um aliado importantíssimo e tanto os adultos, como as crianças podem tomar a vacinação. Só que os especialistas também alertam que, apesar de ajudar consideravelmente a evitar as enfermidades, a vacina não protege o ser humano contra todos os tipos de vírus, uma vez que existem mais de 200 formas de agentes virais. Por essa razão, vale muito tomar todas as outras precauções.

Higiene é fundamental: todas as pessoas precisam lavar as mãos constantemente e principalmente depois de limpar o nariz, trocar a fralda, ir ao banheiro, além de antes de preparar ou consumir as refeições. Se não for possível fazer a lavagem, utilize um álcool em gel. E por falar em higiene, limpe várias vezes por dia, todos os objetos e materiais em que as pessoas estão em contato constantemente, como torneiras; maçanetas; portas; entre muitos outros.

Também é importante evitar que os ambientes de casa fiquem completamente fechados, apesar do frio, deixe pelo menos, uma parte da janela ou uma fresta da porta aberta para que haja troca de ar atmosférico e que o vírus não fique preso nos ambientes. Cuidado com aquecedores e ar-condicionado, é preciso limpar esses equipamentos por dentro frequentemente, mas evite usá-los para deixar a temperatura muito quente, já que a mudança de ambiente interno para o externo causa e agrava doenças respiratórias. Isso também vale para o ar-condicionado do carro.

Mantenha a casa sempre muito limpa principalmente os armários e guarda-roupas, o acúmulo de poeira e ácaros causa problemas, como sinusite e rinite. As blusas, casacos, moletons, toda roupa de frio deve ser muito bem lavada antes de utilizada. Antes mesmo da chegada do outono, já separe um tempo para colocar tudo à lavagem. Evite os locais muito lotados de pessoas, no caso das crianças, busque por creches e escolas que deixam um número pequeno de alunos por sala.

Por fim, mas não menos importante, manter uma alimentação saudável e rica em legumes, verduras e frutas é primordial para garantir a boa saúde e, consequentemente, a defesa rápida e eficiente do sistema imunológico responsável por defender e expulsar os vírus e bactérias do corpo de adultos e crianças.

Na loja O Sapo e a Princesa é possível encontrar aspirador nasal e muitos outros materiais indispensáveis.

Você também vai gostar de:

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 2 =