Categorias

No lugar de presentes, doações

No lugar de presentes, doações

A festa de aniversário é um dia que as mamães aproveitam para reunir todos os familiares e amigos do pequeno para celebrar mais um ano de vida. E foi justamente isso o que levou as mamães Tatiana Alves e Simone Oelsner inovarem o conceito dessas festas: no lugar de presentes, doações. 

A economista Tatiana Alves aproveitou a festa de aniversário de 2 anos do seu filho, Thomas, e pediu aos convidados que fizessem doações a ONG Vaga Lume, que faz distribuição de livros e monta bibliotecas nas regiões da Amazônia, no lugar das montanhas de presentes dados ao pequeno.

Logo na festa de 2 anos eu pensei: para que o Thomas precisa de tanta coisa? A família já está sempre dando presentes, mesmo quando não é aniversário. E eu já tinha passado pela experiência de vê-lo ganhar uma porção de brinquedos e não conseguir usufruir tudo — explica Tatiana.

A escolha da ONG não foi difícil por causa do trabalho da economista com o segmento de filantropia e seu conhecimento de algumas instituições sem fins lucrativos. Ela fez questão de optar por uma organização que tivesse clareza no objetivo das doações.

— As doações eram feitas por meio de um site, as pessoas podiam até mesmo pagar com cartão de crédito. A Vagalume explica que, a cada R$ 35, o doador está efetivamente comprando um livro para as crianças beneficiadas pelo projeto. Foi mais ou menos esse o valor que eu sugeri que cada um doasse. Se quisessem, poderiam dar mais, claro. A maior parte dos convidados topou. Cerca de 80% doaram e outros 10%, além da doação, ainda deram presente para o Thomas — calcula.

A ideia não parou por aí. A mamãe Simone Oelsner e empresária de moda feminina também optou pelas doações. “Já fiz isso tanto em aniversários, quanto em outras comemorações. Nas duas últimas festinhas dos meninos, pedi no convite que, em vez de presente, os convidados levassem doações ao próprio evento. Eles poderiam dar brinquedos, roupas ou livros, que seriam recolhidos pela ONG Move Rio, que promove ações para o desenvolvimento da cidade. Depois seriam entregues para outras crianças de comunidades de baixa renda”, explica.

Para mostrar a seus filhos, de 3 e 5 anos, a importância das doações, a empresária decidiu levá-los para uma visita no local em que as doações seria encaminhadas. “Foi bom porque eles puderam ver de perto como vivem as crianças lá e como elas ficaram felizes com os presentes. Nenhum deles chorou porque doaria seus presentes“, conta.

A ideia de no lugar de presente, doações está sendo cada vez mais desenvolvida. Para concretizar um projeto que viabilizasse as doações e facilitasse a vida das mamães e dos convidados na festa, a engenheira Tamara Rothstein decidiu criar o site Presente Consciente. A página possibilita a compra de um cartão de doação com a quantia desejada e é encaminhada para o presenteado, que decide para qual instituição será doado o dinheiro.

“Criamos outras facilidades também, pensando especificamente em mães que querem participar com seus filhos pequenos. Elas podem montar uma festa inteira de maneira consciente pelo site. O aniversariante escolhe as instituições que quer ajudar com as doações que ganhar, e nós preparamos o convite. O presenteado ainda pode optar por doar 100% do que ganhou ou a metade, ficando com a outra metade para comprar seus presentes. Para muitas mães, essa é a solução para que as crianças não deixem de ganhar presente algum nas festinhas”, explica Tamara.

Compartilhe essa ideia com outras mamães! [facebook_like_button]

Não deixe de acessar a nova rede social das mamães: www.olhamamae.com.br

Fonte: oglobo.globo.com

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =