Categorias

Qual o momento certo para desfraldar seu bebê? Parte 2

Qual o momento certo para desfraldar seu bebê? Parte 2

O desfralde é um marco na vida das crianças, não apenas por fazer com que os pequenos deixem de usar a incômoda e prática fralda, mas por representar uma das primeiras conquistas de independência como já falamos por aqui.

desfraldar seu bebê

Este momento é delicado também pelas possíveis consequências no comportamento da criança, durantes as tentativas de desfralde, pode ser que em alguma situação, a criança possa vir a errar o tempo das necessidades e acabar por se sujar, seja de xixi ou de cocô.

Por isso, os pais devem compreender e não repreender, algumas crianças possuem seu próprio tempo e apesar de sabermos as idades em que eles são mais propensos a desfraldar, algumas podem demorar mais.

Uma repreensão neste momento pode fazer com que a criança se torne inibida e ficar com vergonha ao achar que faz algo de errado, em outros casos, se este erro de cálculo, por acaso, resultar em sujeira em um local indevido, uma bronca pode fazer com que a criança venha a vincular o ato de fazer suas necessidades à atenção dos pais e utilize a situação como uma maneira para chamar tal, podendo aumentar ainda mais a intolerância e causando trauma.

Não há um consenso a respeito de quão profunda pode ser tal associação, mas, ao invés de beneficiar o desfralde, a criança pode se sentir menos confiante e qualquer progresso a respeito disso pode ser perdido.

Neste processo, as escapadas, que provavelmente acontecerão com todas as crianças, resultarão em colchão, sofás, roupas e chãos molhados ou sujos, os pais devem se conscientizar de um fato, isso é normal. Para a criança, é tudo aprendizado e o comportamento do adulto será a grande referência para transformar a experiência em um aprendizado prazeroso ou traumático.

Sendo assim, em casos de acidentes o mais importante é manter a calma, dependendo da idade da criança, os pais já podem explicar o que aconteceu e ao mesmo tempo, podem direcionar ao caminho certo.

Por exemplo, a criança já sem as fraldas, fez xixi nas roupas e no chão por não ter dado tempo ou simplesmente por nem ter cogitado ir ao banheiro, normal. Os pais devem limpar a sujeira e trocar a criança, no processo, explicar para ela o que acontece e quando ela sentir vontade deve avisar ou, novamente, dependendo da idade, já caminhar para o banheiro.

desfraldar seu bebê

Os pais podem estimulá-los de maneiras diferentes, pode-se fazer quadros com os avanços da criança e um simples ato de parabenizá-las já pode ser o suficiente. Comprar um penico e destacar que é da criança também pode ser motivação, tudo de maneira sutil. Um redutor de assento pode ser útil e irá facilitar sua adaptação, um banquinho para os pés, cuecas e calcinhas com os personagens preferidos e fraldas do tipo pull up pants podem ajudar o momento de desfralde.

Veja também:

Posts Relacionados