Categorias

Mitos e verdades sobre a saúde íntima da mulher

Mitos e verdades sobre a saúde íntima da mulher

A saúde da mulher é muito mais delicada que a do homem, especialmente a íntima. Isso se dá por diversos motivos hormonais. No entanto muito se fala sobre isso, mas nem todas as informações divulgadas são realmente verdadeiras. Antes de acreditar em notícias publicadas em diversos veículos de comunicação sobre quais cuidados tomar nesse sentido, converse com seu ginecologista. Ele será o único indicado para responder sobre os assuntos  que esclareçam essas questões e indicará qual o método exato a recorrer.

cuidados com a saúde íntima da mulher

Para manter a saúde intima em dia é fundamental que a mulher vá a um consultório de ginecologia no mínimo uma vez ao ano para realizar exames, checar seu ciclo menstrual ou verificar alterações na secreção vaginal. E assim, se for diagnosticado alguma enfermidade,  deverá seguir as orientações estabelecidas pelo médico com freqüência para devido tratamento.

Saiba alguns mitos e verdades sobre a saúde íntima da mulher

 

É preciso ferver ou passar o fundo da calcinha para evitar doenças? MITO
Apenas lavar bem a roupa íntima já é o ideal, e se possível deixá-la secando ao sol.
O que a mulher deve se atentar é para o surgimento de alergias causadas por produtos químicos, pois há pessoas que são mais sensíveis a determinados produtos.

Calça jeans provoca corrimento? VERDADE      
O uso da calça jeans, principalmente quando muito justa, é prejudicial na transpiração da região íntima e acaba causando um desequilíbrio na flora vaginal, provocando o corrimento, especialmente nos dias quentes.

O sabonete íntimo é igual ao sabonete comum? MITO              
Como o próprio nome já diz, o sabonete íntimo é utilizado para a parte íntima, pois ele apresenta um grau de acidez parecido com a região genital, diminuindo as chances de irritação na vagina. Ou seja, o sabonete comum não tem o mesmo efeito que o sabonete íntimo.

Absorventes perfumados podem provocar alergia? VERDADE
O absorvente sem fragrância é sempre a melhor opção, pois além de algumas pessoas apresentarem alergia com o produto utilizado no absorvente, o perfume pode causar coceira, fissuras externas ardor e dor na relação sexual. Isso serve também para os papéis higiênicos. Opte sempre por produtos neutros.

Banho de água fria é melhor para a higiene íntima da mulher? MITO 
O fato é que a água quente prejudica muito mais a pele, mas em relação à higiene íntima a temperatura da água não interfere.

A saúde da mulher é muito delicada e precisa de uma rotina no consultório ginecológico para prevenir de determinados problemas. Esteja em dia com sua saúde.
Post Colaborativo Bed Med

 

Leia também:

Dicas de como conservar o leite materno

Você sabe cuidar da higiene bucal do seu filho?

5 maneiras de tratar a febre

 

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − três =