Categorias

7 itens para checar antes do volta às aulas

7 itens para checar antes do volta às aulas

Depois do período de férias, começa o clima de obrigações muito maiores com as voltas às aulas. Esse retorno pode ser menos sentido pelas crianças caso os pais façam um preparo antes mesmo de as férias acabarem. Na última semana, por exemplo, as crianças já podem ir para a cama mais cedo para se acostumarem com o ritmo novamente.
volta as aulas

Um detalhe importante é que essa nova/antiga rotina também precisa ser muito conversada com a criança enquanto ela acontece. Explicar aos pequenos, o motivo de se voltar à rotina e os preparar para a sala de aula pode tornar o momento menos difícil.

O check-list de itens importantes para voltar às aulas é essencial também, ao fazer isso é possível transformar a tarefa em algo mais prático, com a criação de uma lista e incluir a participação da criança, mostrando a importância da responsabilidade e organização.

Para ajudar os pais, listamos os sete itens essenciais e podem entrar no check-list.

  1. Lista de material escolar – Seja qual for o momento de volta às aulas, é comum haver uma lista de materiais escolares a ser comprada. Antes de preparar a mochila, é necessário checar se a criança possui todos os itens da lista e se já estão preparados para voltar à escola junto com o pequeno. Um detalhe muito importante acerca da lista é conferir se todos os itens realmente são obrigatórios e podem ser exigidos pela escola. Pode acontecer de haver um item na lista em que a própria escola é obrigada a fornecer ao aluno ou ainda, simplesmente proibida de exigir a compra. Fiquem atentos.
  2. Estojo – Além das condições do estojo, é preciso averiguar se todos os itens necessários estão de acordo: apontador, borrachas, todos os tipos de lápis. No caso de lápis e giz de cera, em especial, é interessante verificar se estão inteiros, afinal, eles acompanharão os pequenos diariamente.
  3. Mochila – A mochila dos pequenos é um dos itens que deve ser revisado antes do retorno à escola. Importante ressaltar que, qualquer que seja o modelo de mochila utilizado pela criança (seja de ombros ou de rodinhas), o desgaste sofrido é relativo ao modo de uso e também à qualidade do material.  É importante checar como está a qualidade e se necessário, comprar uma nova.Caso seja realmente necessário, procure escolher a mochila junto com a criança. Isso pode motivar ainda mais o pequeno a participar do retorno às aulas, lhe proporcionar mais responsabilidade sobre os seus pertences e também pode ser divertido.
    Mochila Zoo Coruja - Skip Hop - volta às aulas
    Mochila Zoo Coruja – Skip Hop

     

  4. Como está a lancheirinha da criança?A lancheira também é um caso especial, pois precisa estar sempre nova e limpa. Lancheiras com aberturas, rachaduras ou ainda manchas ou qualquer detalhe que favoreça a umidade já não são recomendadas, pois favorecem o acumulo de bactérias que podem contaminar os alimentos.
    Lancheira Zoo Cachorro - Skip Hop - Volta ás aulas
    Lancheira Zoo Cachorro – Skip Hop

    Se for o caso, a melhor saída é comprar uma nova. E se assim for, escolha as lancheiras térmicas e impermeáveis, que sejam fáceis de organizar e também de limpar.

  5. Uniformes – Apesar de parecer óbvio, é necessário checar as condições dos uniformes. Pequenas manchas podem até passar desapercebidas, mas outros detalhes como rasgos podem indicar que a criança precisa de um uniforme novo. Verifique o tamanho também, as crianças estão em desenvolvimento e descobrir que o uniforme está pequeno no dia das volta às aulas, não será legal.
  6. Kit de higiene pessoal – Simples e prático. O kit de higiene precisa sempre ser renovado, escova de dente, creme dental, toalha de mão e de rosto, sabonete, entre outros, tudo é consumível e está sempre acabando. É obrigatório checar as condições.
  7. Kit de alimentação – Por fim, o kit de alimentação com lancheira, squeeze, pratinhos, colher, mamadeiras, potes e babadores.

E ai o que você achou das nossas dicas? Deixe os eu comentário, sugestão e compartilhe nas redes sociais.

Veja também:

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =