Categorias

5 Erros frequentes da hora de dormir do bebê!

5 Erros frequentes da hora de dormir do bebê!

Se a hora de mamar é a hora mais feliz para os bebês, a hora do sono é a hora difícil para alguns os pais. Por isso, aqui estão listados cinco erros frequentes da hora de dormir do bebê – que os pais devem evitar.

Um recém-nascido é, definitivamente, uma folha em branco quando o assunto é comportamento. Ele, ou ela, só saberá fazer uma coisa, sinalizar e reclamar quando deseja algo: seja comida, para que o limpem, ou até para que cocem sua orelha. Por isso, é importante que os pais, de primeira viagem ou não, atentem-se ao comportamento pelo qual estão fazendo o bebê seguir – propositalmente, ou não.

Erros frequentes na hora de dormir. Pai dormindo com bebê dormindo por cima.

1- Colocar o bebê para dormir muito tarde (ou na mesma hora em que os pais dormem)

Este erro é mais comum quando os pais do bebê trabalham fora. Um deles chega tarde, faz questão de ver o bebê, às vezes ainda vai brincar, interagir e, só então, o colocar para dormir. Esta é uma realidade comum hoje em dia, entretanto, ela deve ser evitada. Até os três anos, a criança deve dormir onze horas durante o período da noite. Menos que isso, o comportamento da criança pode ser hiperativo.

2 – Colocar o bebê para dormir muito cedo

Se colocar o bebê para dormir tarde é ruim, mudar isso para “muito cedo” pode ser tão ruim quanto. Muitos bebês que vão para cama muito cedo podem apresentar dois tipos de comportamento: também acordarão muito cedo ou acordarão com fome durante a noite.

Erros frequentes da hora de dormir do bebê! Mãe dormindo e bebê colocando dedo no olho da mãe, para acordá-la.

O ideal é que um bebê de até três meses durma de seis até dez horas por noite. Independente do horário que os pais fazem. Se o horário do bebê for ajustado para que os pais, ou um deles, veja a criança, seja na hora da partida, seja na chegada, isso deve ser cortado.

A solução para ambos os casos é simples: estabelecer um horário para a criança ir para a cama.

[wpdevart_youtube]3LScVdpzxy4[/wpdevart_youtube]

3 – Utilizar estímulos demais para fazer o bebê dormir

Estímulos demais, geralmente, atrapalham o bebê na hora de dormir e podem impactar em duas coisas: a criança desperta ao invés de dormir, ou, a criança demora ainda mais para atingir o sono profundo e descansar mais.

O ideal é que não se tenha muitas músicas, cantigas e brinquedos no berço. Luzes que possam chamar a atenção da criança também devem ser removidas.

4 – Não estabelecer uma rotina certa para o bebê

A rotina da criança durante o dia pode impactar diretamente na hora do sono noturno. A hora da amamentação deve ser padrão: de três em três horas. O banho diurno acontece às 12h? Então, assim será todos os dias. Cochilo da tarde começa às 15h, então, antes disso, já prepare o ambiente para que o bebê durma tal horário. Mexer em algum desses horários vai impactar no cansaço e na hora de dormir.

Erros frequentes da hora de dormir do bebê! Bebê bocejando.

5 – Não seguir uma rotina certa na hora de dormir

Se cada dia é uma nova aventura na hora de dormir, você está fazendo isso errado. Bebês devem seguir uma rotina não apenas durante o dia, mas, principalmente antes de dormir. Hora de mamar, banho, troca de roupa e soninho devem seguir uma rotina. Se este foi o caminho e funcionou, não mude. Fazer diferente no outro dia só vai bagunçar a percepção e comportamento da criança.

Quando se cria uma rotina, o próprio bebê se habituará a ela e passará a seguir aquilo como padrão. Se os pais não permitem tal comportamento, nem eles, nem a criança, saberão o que poderá ser feito para se estimular o sono do pequeno.

Veja Também!

Dicas para Mães que trabalham em casa

14 Situações engraçadas que todo pai vai passar na vida

Termo-Friends – Adesivo que monitora a temperatura do bebê

Você sabe a maneira certa de cuidar da higiene bucal da criança?

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − um =