Categorias

Dicas para organizar uma festa junina infantil

Dicas para organizar uma festa junina infantil

A festa junina é marcada pelo tradicionalismo e regionalismo. No Brasil, as festas estão associadas às celebrações dos santos padroeiros da Igreja Católica. Em muitos lugares, as festas são chamadas de “Festa de São João”, celebrando o nascimento do São João Batista. As comemorações são desprendidas da religião nos dias de hoje e o arraial pode ser aproveitado por todos.

festa junina infantil criancas

É importante mostrar para as crianças a importância de valorizar a cultura regional e a festa junina pode ser muito divertida para os pequenos. É um bom tema para festa de aniversário e demais comemorações. Os pais que desejam organizar uma festa junina podem aproveitar as o momento para fazer uma atividade em família e chamar as crianças para ajudarem a preparar alguns quitutes simples e fáceis de preparar, como por exemplo, bombons de paçoca e arroz doce.

Para convidar o pessoal para o arraial de maneira criativa, é possível investir em convites de bandeirinhas, em formato de barraca com todas as cores típicas das festas juninas. São ideias simples e baratas, que podem ser feitas até mesmo pelas crianças. Chapeuzinhos também simbolizam muito bem o período e são fáceis de encontrar.

festa junina infantil convites

Já as decorações, podem variar bastante dependendo do espaço. As bandeirinhas (bandeirolas) são obrigatórias, elas podem ser utilizadas para enfeitar áreas externas quanto internas, sem problemas. Toalhas de mesa quadriculadas, enfeites com detalhes de paia e até pipoca podem ser usados na decoração.

Além das bandeirinhas e se tiver espaço disponível, mini barraquinhas podem ser montadas se houver muitas opções de comes e bebes, ao invés de deixar apenas mesas oferecendo bolos, salgados e bebidas, as barracas podem deixar o clima mais divertido e lúdico.

festa junina infantil comidas

Entre as comidas típicas para essas barracas, ou mesas, pode haver arroz doce, bolos (fubá, chocolate, cenoura, milho), canjica, pão de queijo, cocada, maçã do amor, pé de moleque, doces de abóbora e de leite, milho verde cozido e pipoca. Para beber, muita água, sucos naturais e chocolate quente à vontade.

As músicas e as brincadeiras fazem parte de uma boa festa junina, existem cantigas infantis apropriadas para o arraial com letras simples para as crianças cantarem. As brincadeiras podem ser das mais simples, até as mais elaboradas, pescaria, tiro ao alvo, nega maluca, argolas em garrafas, entre outras.

[wpdevart_youtube]https://www.youtube.com/watch?v=iQSEBGwI2kE&list=PL8xLvO23RzaOZlNJJJIR-WEeqJlgOyiyp[/wpdevart_youtube]

É legal deixar trajes típicos disponíveis para as crianças e adultos entrarem no clima da festa, chapeus de palha, lenços, fitas coloridas e bandeirolas. Uma quadrilha pode ser organizada para as crianças dançarem também. Já fez alguma festa junina para os pequenos? Conte para nós! Gostou do artigo?  Compartilha e curte!

Confira mais dicas aqui!