Categorias

Dicas para fazer a criança largar a chupeta!

Dicas para fazer a criança largar a chupeta!

A chupeta é a salvação para fazer a criança se acalmar, parar de chorar ou dormir. Sim, ela é tudo isso durante um bom tempo. Mas, ao longo do tempo, a chupeta passa a se tornar um problema, já que os pequenos se apegam a ela e a dentição correta fica comprometida, assim que os dentes começam a crescer.

hora de dar adeus a chupeta

Ainda que a sucção seja importante para o bebê, entre os dois e três anos de idade, a chupeta começa a atrapalhar na formação da arcada dentária, podendo gerar problemas como a mordida cruzada ou a mordida aberta. O formato da chupeta, com o uso prolongado, redesenha a direção do crescimento dos dentes e há estudos que apontam a chupeta como culpadas pela alteração na musculatura envolta dos lábios também.

Em ambos os casos, a solução sempre é o acompanhamento próximo de um ortodontista, mas os pais são os responsáveis por fazer da chupeta uma solução ao invés de um problema. Tal situação pode e deve ser evitada com o acompanhamento dos pais no processo da criança.

A primeira ação é não permitir que a criança decida quando parar com a chupeta, o processo de desapego pode ser algo feito por ambas às partes, em um acordo com muita explicação e paciência por parte dos pais.

Enquanto a criança chupa chupeta, algumas práticas já podem melhorar o desapego e fazer com que o abandono ocorra naturalmente, sem traumas. Alguns erros cometidos pelos pais podem prolongar o uso, como por exemplo, manter a chupeta presa à criança com prendedores ou nas fraldas.

Prendedor de Chupeta Nossa Senhora com Pérolas, Ouro e Cristais Swarovski - Unique
Prendedor de Chupeta Nossa Senhora com Pérolas, Ouro e Cristais Swarovski – Unique

Essa prontidão da chupeta faz o bebê recorrer a ela com mais facilidade e na hora de dormir, ainda se torna perigoso, com risco de sufocar a criança. Outro erro comum é o de manter várias chupetas para diferentes locais e ocasiões, assim como o erro anterior, isso causa a sensação de sempre haver uma chupeta por perto, dificultando o desapego. A dica é diminuir o número de chupetas gradualmente.

A principal ideia por trás disso é de que a chupeta não estará sempre disponível, com apenas uma opção, é possível argumentar para a criança, por exemplo, que a chupeta ficou em casa. Ou ao cair no chão, de que está suja e só poderá ser usada depois.

hora de dar adeus a chupeta 2

Para começar a introduzir pausas maiores, a principal delas é combinar o uso, colocando restrições, mas não desaparecer com as chupetas de uma vez. Essa ruptura brusca pode não ajudar, criando ainda mais problemas no que seria um acordo entre pais e criança.

Faça um acordo de que a criança poderá usar a chupeta somente em situações específicas, antes de dormir ou ao final do dia. Ainda assim, os pais devem retirar a chupeta quando o pequeno estiver dormindo.

Isso tudo não significa que a criança aceitará todas as condições de primeira e mais importante que aplicar o método é não desistir. Algumas crianças são relutantes e vão insistir no uso da chupeta pelo costume já criado, cabe aos pais procurar insistir, sempre com muita paciência e muita conversa.

E ai o que você achou das nossas dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Veja também:

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − quatro =