Categorias

Dicas de como conservar o leite materno

Dicas de como conservar o leite materno

A técnica de retirar o leite e guardá-lo para as próximas mamadas do bebê é muito comum entre as mamães. Porém, é preciso ter cuidado, pois a má conservação pode criar bactérias que fazem mal ao pequeno. Separamos abaixo algumas dicas de como conservar o leite materno para que você e seu neném estejam sempre saudáveis e seguros.

Como conservar o leite materno: À temperatura ambiente

Você tirou o leite, mas quer esperar um pouco antes de oferecê-lo ao bebê? Sem problemas, você pode conservá-lo em temperatura ambiente de 4 a 6 horas em média, desde que esteja entre 19 °C et 22 °C. Nessa temperatura e durante o tempo citado acima, o leite materno pode ser conservado sem a proliferação de bactérias. Já se você quiser deixar o leite por até 24 horas fora da geladeira, você deve deixá-lo em uma temperatura de 15 °C.

conservar leite materno

Como conservar o leite materno: Na Geladeira

Para uma conservação de curto tempo, é possível também guardar o leite maternal na geladeira, usando aqueles saquinhos plásticos confeccionados especialmente para isso, como esse aqui: Sacos para Armazenamento de Leite Materno – Lansinoh. Porém, é importante que você verifique a temperatura do seu aparelho, que deve estar com uma temperatura de 0 à 4 °C e o tempo de conservação não poderá passar de 08(oito) dias. Segundo especialistas, não é indicado colocar o leite na porta da geladeira, pois esse é o lugar que sofre mais com mudanças de temperatura, já que a porta se abre a todo momento.

Como conservar o leite materno: No congelador

Para que procura um tempo de conservação maior, o método ideal é deixá-lo no congelador. Dessa maneira, o leite pode ser conservado em boas condições por até 06(seis) meses, à uma temperatura de -18 °C. É indicado utilizar um recipiente de vidro e enchê-lo em até 2/3, para evitar explosões. Também é importante etiquetar a embalagem com uma canetinha atóxica indicando o volume e a data, assim é possível verificar a condição do leite antes de servi-lo e se assegurar que a data não passou da validade (de 06 meses)

Como conservar o leite materno: Descongelando

Você pode descongelar o leite deixando-o durante de 2 a 3 dias na geladeira, porém, uma vez descongelado, você não poderá congelá-lo mais, já que há chances de proliferar bactérias. Não é aconselhável utilizar o microondas, já que não temos como controlar direito a temperatura do aparelho e isso pode alterar a qualidade do leite. O mais indicado para um descongelamento mais rápido do leite materno é utilizando a técnica de banho maria, lembrando de agitá-lo antes de oferecer ao bebê, para que todas os nutrientes se misturem.

Dicas para uma melhor conservação do leite materno:

– É de extrema importância que você lave corretamente as mamadeiras e recipientes que possuem contato com o leite. Dessa forma você evita a proliferação de bactérias.

– Se for congelar o leite materno, coloque-o bem ao fundo do congelador para que ele não sofra muitas alterações de temperatura sempre que a porta for aberta.

– Nunca misture um leite recém-tirado com aquele que já estava na geladeira ou congelador. A mistura do leite quente com leite frio pode desenvolver bactérias.

– Se você utilizar um saco plástico para armazenamento do leite materno, retire todo o ar interior, enrolando o saquinho de uma ponta à outra, antes de encher com leite.

Fonte: www.magicmaman.com

Leia Também:

Como fazer a primeira papinha do bebê

10 alimentos essenciais para as crianças

Geleia de Frutas: Uma boa opção para merenda escolar

Conheça também a rede social das Mamães, o Olha Mamãe.

 

Posts Relacionados



1 thought on “Dicas de como conservar o leite materno”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − cinco =