Categorias

Desenvolvimento do Bebê no Segundo Trimestre de Gravidez

Desenvolvimento do Bebê no Segundo Trimestre de Gravidez

Toda gestante fica se perguntando como estaria o bebê agora dentro da barriga, não é? Será que ele já possui os órgãos formados? Será que já tem as mãozinhas? Será que consegue me ouvir? Para matar a curiosidade, vamos ver abaixo o desenvolvimento do bebê no segundo trimestre de gravidez.

14ª semana

desenvolvimento do bebê segundo trimestre

O Segundo trimestre da gestação começa na 14ª semana e o feto já está do tamanho de uma laranja <3 Ele mede cerca de 8,7cm e pesa mais ou menos 43g. Nesse período, a mamãe precisa fornecer mais nutrientes e oxigênio ao bebê, aumentando os batimentos cardíacos da mulher. Os órgãos internos estão amadurecendo, o bebê começa a movimentar as mãozinhas e os órgãos genitais externos estão formados.

15ª semana

O seu bebê mede aproximadamente 10cm e pesa cerca de 70g. Agora seus ossos já estão endurecendo e suas articulações já estão funcionando, o que leva o bebê a colocar as mãos na boca e chupar o polegar. A barriguinha da mamãe já começa a aparecer e o útero começa a exercer pressão sobre a bexiga, te levando cada vez mais ao banheiro.

16ª semana

Agora o bebê chega a medir 11,6cm e pesa aproximadamente 100g. Ele já possui coordenação de movimentos, ou seja, já abre e fecha as mãos, estica os braços e as pernas e também já faz caretas, por isso, você pode começar a sentir o bebê se mexendo dentro de você. Nessa época o bebê também começa a sentir, e gostar, das carícias feitas na barriga da mãe, então faça bastante carinho.  A mulher pode se sentir mais exausta e irritada com situações banais, pois está muito sensível.

17ª semana

Seu bebê agora já pesa cerca de 140g e mede 13cm. Agora começa o quinto mês da sua gravidez e o bebê já acumula reservas energéticas em forma de gordura. Ele abre e fecha rapidamente os olhos e já possui reflexos capazes de engolir e expelir o líquido amniótico. A mamãe pode sentir seus seios mais sensíveis e é bom mantê-lo sempre bem hidratado, preparando-os para a amamentação. Pomadas de Lanolina são ótimas opções.

18ª semana

Desenvolvimento do Bebê no Segundo Trimestre de Gravidez

Ao final dessa semana, o bebê já mede cerca de 14,2 cm e pesa mais ou menos 190g. Ele já possui suas feições definidas e já está atento ao que acontece no mundo exterior, podendo se assustar e se incomodar com uma luz muito forte, por exemplo. O bebê pode dar pontapés na barriga da mãe e suas impressões digitais estão começando a se formar.

19ª semana

Seu bebê já chega a medir 15,3cm e pesar cerca de 240g. Se for menina, seu útero começa a se formar e ela já conta com aproximadamente 6 milhões de óvulos que vão diminuindo conforme seu crescimento. O bebê já possui seu próprio ritmo de sono, independente das atividades da mãe. Ele também já consegue movimentar os olhos de um lado para o outro, mesmo que ainda os conserve fechados. Os sentidos auditivos estão se apurando conforme os ossos dos ouvidos endurecem e os cabelos já começam a aparecer.

20ª semana

Desenvolvimento do Bebê no Segundo Trimestre de Gravidez

A essa altura seu bebê já está medindo cerca de 16,4cm e pesando 300g. Aqui é o meio da sua gravidez, parabéns! Durante o ultrassom você já poderá ver até os dedinhos do bebê e ele dorme e acorda como um recém-nascido. Além disso, as sobrancelhas estão se formando, a criança já consegue reconhecer a sua voz e ocorre gradual desenvolvimento e amadurecimento dos sistemas muscular e nervoso.

21ª semana

O bebê agora já mede cerca de 26,7cm e pesa cerca de 360g. Ele já conta com os cinco sentidos desenvolvidos, com seu próprio ritmo biológico e soluça e engole o líquido amniótico. Você irá se sentir mais casada, devido ao aumento da pressão que o bebê exerce sobre a sua pélvis. Os cílios e os cabelos estão mais visíveis, os batimentos cardíacos estão mais fortes e o bebê se movimenta muito, esticando suas perninhas, bracinhos e reagindo aos movimentos da mãe. Converse bastante com ele, pois ele é capaz de ouvir e reconhecer a sua fala.

22ª semana

Agora seu bebê está com aproximadamente 27,8cm e pesa cerca de 430g. Você está em uma fase mais tranquila da gravidez e é hora de começar a pensar nos detalhes do quartinho e nos outros preparativos para a chegada do bebê. O crescimento do cérebro dele já começou e vai continuar até os 5 anos de idade. Além disso, no caso dos meninos, os testículos já possuem os primeiros espermatozoides. Todos os órgãos principais do bebê já funcionam, exceto os pulmões, e o corpo já possui as proporções certas.

23ª semana

Você está entrando no sexto mês de gravidez e seu bebê mede cerca de 28,9cm, pesando 500g. Ele já parece um recém-nascido, mas ainda precisa ganhar peso. Ele já reconhece os sons produzidos pela mãe, como os batimentos cardíacos, a respiração, a voz e seu aparelho digestivo já consegue processar o líquido amniótico engolido. Nessa fase, com cerca de 500 a 800g o bebê já possui chances de sobrevivência caso venha a nascer prematuro e possua um atendimento médico adequado.

24ª semana

Desenvolvimento do Bebê no Segundo Trimestre de Gravidez

Com cerca de 30cm e pesando aproximadamente 600g, seu bebê começa a acumular gordura, ganhando formas arredondadas, seu sistema nervoso está se aperfeiçoando e ele está praticando bastante a respiração, inalando líquido amniótico. Os órgãos já funcionam perfeitamente, exceto pelo pulmão, que só funciona plenamente após o nascimento. Nessa fase é comum surgirem as estrias nas mulheres, por isso cuide bastante da sua pele.

25ª semana

Seu bebê mede agora aproximadamente 34,6cm e pesa cerca de 660g. Seus olhos já estão formados e ele já sabe distinguir a luz natural da luz artificial através da parece uterina. O bebê também já reage a vozes familiares e os dentes definitivos já estão alojados nas gengivas. Ele também já possui pupilas gustativas, por isso é recomendado evitar comidas muito condimentadas ou com sabores fortes.

26ª semana

Pesando cerca de 760g e medindo aproximadamente 35,6cm, seu bebê já fica com olhos abertos e seu pulmão está cada vez mais maturado, com os alvéolos já desenvolvidos. O bebê já consegue inspirar e expirar e já começa a se sentir apertado dentro do útero. Suas funções vitais estão maduras e o cérebro continua se aperfeiçoando.

Lembrando mamães, que cada bebê possui um desenvolvimento diferente e as informações acima são apenas uma ideia geral do crescimento do feto. Caso possua dúvidas, consulte um médico.

Um beijão,

O Sapo e a Princesa

Leia Também:

Exames essenciais para o Segundo Trimestre da Gravidez

20 Perguntas que Toda Gestante Faz

Gravidez: Por que surgiu uma linha escura na minha barriga?

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − dois =