Categorias

Como criar um ambiente especial para crianças

Como criar um ambiente especial para crianças

Bebês brincando com tinta, pintando um ao outro.Toda criança precisa de um espaço para brincar a vontade e realizar suas atividades. E o quarto ou cômodo disponível deve ser um ambiente estimulante para a criatividade e que permita horas de lazer para o seu pequeno, basta ter um ambiente agradável, porém exclusivo – tudo depende do tamanho e das características da sua residência.

É importante investir no desenvolvimento da visão artística dos pequenos desde cedo, principalmente na primeira fase da vida. Afinal, é comprovado cientificamente que as crianças estimuladas se tornam muito mais criativas e versáteis. Todos os seus sentidos devem ser estimulados, até os cinco anos de idade as crianças formam suas habilidades cognitivas: memória, percepção, raciocínio e aprendizado.

5 dicas para criar um Ambiente Especial.

1) O Espaço.

Se a criança não tiver um quarto especial só para ela brincar, escolha um cantinho da casa onde você possa colocar os brinquedos, mesinhas, lousas e decorar ludicamente. Como dito antes, não precisa ser um local muito grande, apenas com um espaço adequado para a criança se locomover com liberdade, ter as suas coisinhas e ficar longe de qualquer tipo de perigo.

Espeço usado como quartinho para brincadeira

Se você tiver um quartinho sobrando na casa, esse pode ser o local ideal para desenvolver um ambiente criativo e que vai estimular a inteligência do seu pequeno.

2) Os Móveis.
Ambiente decorado com móveis lúdicos para crianças não se machucarem.

Invistir em móveis infantis adequados e adaptados é importante, mesinhas com bordas arredondadas, puxadores de gavetas sem pontas em altura boa para a criança poder puxá-la, caixas organizadoras para guardar os brinquedos e desenhos, entre outras possibilidades.

Mais uma vez, tudo depende do projeto. Para incentivar a criança a ler e aprender coisas novas, também é bacana colocar lousas, livros, lápis e canetinhas a disposição. Evite móveis pontiagudos ou que ofereçam qualquer risco.

3) Atividades e Brincadeiras.

Varal pendorado em parede com desenhos de crianças com frase de Pablo Picasso dizendo: Toda Criança é um Artista.

Instale um pequeno varal no ambiente para que a criança possa pendurar os seus desenhos ou utilizar o acessório em suas brincadeiras. Essa é uma ideia criativa e acessível que vai fazer a diferença no espaço, já que assim o baixinho ganha um estímulo a mais para pintar e bordar, além de os desenhos ficarem visíveis e com destaque.

4) Cores Vivas.

Aposte em uma decoração com cores vivas e alegres, que remetam a felicidade e energia positiva, tudo depende do seu gosto e do seu filho, deixe a criança livre para opinar e escolher as cores.

Se preferir, opte pelas decorações temáticas com alguns dos personagens preferidos do pequeno. Utilizar os papéis de parede, nesse caso, é a melhor opção para deixar o ambiente mais descontraído e inspirar a criatividade da criança.

Quarto de brincadeira decorado tematicamente para instigar a criatividade da criança. Pneu amarrado em corda e pendorado no teto; casinha de madeira no lado esquerdo da imagem.

5) Cuidados.

Seu filho vai passar boa parte de tempo nesse ambiente, por isso é importante tomar alguns cuidados. Se preocupe em instalar um dispositivo de veneno contra insetos (principalmente em época de surtos de dengue/zika) para deixar ligado na tomada enquanto a criança brinca.

Lembre-se: o repelente contra insetos deve ser instalado em local onde a criança, de forma alguma, possa ter acesso. Coloque telas e protetores nas janelas. O ambiente não deve oferecer riscos a saúde da criança.

Confira mais algumas ideias de decoração de sala de brincar do seu filho!

Veja Também!

5 Dicas  para Decorar o Quartinho do Bebê

10 Quartos de bebê com Decoração Simples e Linda

20 Ideias Criativas para Reutilizar o Rolo do Papel Higiênico

15 Decorações Infantis Criativas e Estilosas

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =