Categorias

Bebês com intolerância a lactose, como identificar?

Bebês com intolerância a lactose, como identificar?

Bebês com intolerância a lactose, a lactose é um dos nomes pelo qual a hipolactasia é mais conhecida. Trata-se de uma doença que tem como principal característica a dificuldade na digestão de lactose, cerca de 50% da população mundial de adultos são intolerantes e cada vez mais, bebês a desenvolvem.

Bebês com intolerância a lactose, como identificar?

 

Mas afinal, o que é esta doença?

Essa condição incapacita o organismo de fazer com que a lactose, uma grande molécula de açúcar, seja devidamente absorvida no sistema digestivo.

Desta forma, a lactose não é absorvida no intestino delgado indo diretamente para o cólon, onde diferentes bactérias do organismo irão fermentá-la, resultando em ácidos e gases. Ela pode ser congênita, genética ou adquirida.

Veja também:

 

Como identificar bebês com intolerância a lactose?

Entre os muitos cuidados que as mamães podem manter com seus filhos, está a identificação das reações que os alimentos produzem nos pequenos. A sensibilidade é percebida pouco depois de que o alimento com lactose é ingerido pela criança e, após o processo de digestão, os primeiros sintomas começa a aparecer.

Entre esses, bebês com intolerância a lactose passam a sentir cólicas abdominais e sofrem com a diarreia. Muitas vezes, a própria flatulência, quando o bebê solta muito pum, já pode indicar tal situação.

Ainda assim, as mães logo perceberão a condição, visto que a criança sinaliza o incômodo através do choro, que ocorre momentos após a ingestão do leite ou de produtos lácteos.

[wpdevart_youtube]VpQSXV3qcVA[/wpdevart_youtube]

Outra grande dúvida que os pais de bebês com intolerância a lactose também passam é com relação à gravidade. Essa dificuldade se dá por haver uma grande especificidade dos sintomas de acordo com cada pessoa.

A melhor maneira para identificar essa sensibilidade é através do comportamento e das fezes da criança. O bebê intolerante a lactose indicará aos pais, em um período de trinta minutos até duas horas após a ingestão do alimento, através do incômodo causado pelas cólicas ou ainda pela diarreia.

Mesmo as mamães de primeira viagem já conseguirão identificar os diferentes tipos de choros produzidos pelos bebês e o choro de cólica, que causa dor, pode ser uma indicação. Entretanto, não podem existir conclusões premeditadas, o procedimento correto é o acompanhamento do médico pediatra.

Bebês com intolerância a lactose, saiba como identificar

Independente do caso, atualmente, é possível encontrar muitos produtos desenvolvidos especialmente para os bebês com intolerância a lactose, inclusive, leites específicos. Existem leites com fórmulas a base de sacarose ou frutose, mas quem deve indicar os melhores produtos é o médico pediatra, ele irá delimitar quais outros alimentos a criança deverá consumir para que mantenha sua fonte de cálcio em dia.

Em um próximo post, iremos dar dicas de alimentação simples que podem ajudar os bebês com intolerância a lactose, mas lembre-se, o acompanhamento médico é fundamental.

Você também vai gostar de:

 

 

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 9 =