Categorias

Atividades divertidas para as férias das crianças

Atividades divertidas para as férias das crianças

O mês das férias está chegando e a rotina as crianças pode sofrer uma mudança drástica, todo adulto sabe qual é a sensação da aproximação do mês de julho e quão exaltados ficam os ânimos dos pequenos. Nas férias, essa oportunidade se trata de realmente passar mais tempo com os pequenos, tornando o momento mais divertido para eles e formar memórias valiosas que influenciarão na formação da personalidade deles.

Acampamento-atividades divertidas

Com tantos joguinhos e vídeos em smartphones e tablets a disposição, pode parecer fácil vê-los distraídos nas férias e sem incomodar, mas usar essa tática para entretê-los pode ser prejudicial a longo-prazo. Seja qual for a idade da criança, há muitas atividades divertidas e brincadeiras que podem ser um grande processo lúdico de aprendizado, a criança aprende enquanto se diverte.

E engana-se quem estiver pensando em custos elevados ou brincadeiras inacessíveis, como viagens e passeios caros. Muitas dessas atividades podem acontecer dentro de casa, no quintal ou ainda em lugares abertos. O mais importante é que haja diversão e participação da família.

Brincadeiras que incentivam o trabalho em grupo e o desenvolvimento

Cabaninha na sala, ou no quarto, você pode usar lençóis ou cobertores para montar uma cabaninha em algum cômodo e deixar livros e brinquedos a disposição para a criança soltar a imaginação.

cabaninha - atividades divertidas

Brinquedos de sucata – com os materiais corretos, brinquedos podem ser criados a partir de materiais descartáveis: rolinhos de papel higiênico, folhas de sulfite usadas, garrafas PET, tampas de garrafas, caixas de papelão, etc. Com cola, cordas e criatividade, pode-se criar o que quiser, o processo de montagem do brinquedo é o segredo e a parte mais divertida.

Telefone sem fio – forma-se um círculo de pessoas e uma delas conta uma frase no ouvido de quem está ao lado e assim por diante. Quando completar o círculo, o último diz a frase em voz alta. Pode ser engraçado!

Nessas brincadeiras, dependendo da idade, é importante que a criança participe do processo de construção, que é o que fomenta o aprendizado e o diferencial.

Algumas brincadeiras que estimulam o raciocínio

Adivinhação (O que é o que é) – só é necessário dizer algumas características de algum objeto ou nome de filme para a criança adivinhar, deixar as crianças formular as adivinhações também é interessante. Só tome cuidado com as correções, a ideia é aprender se divertindo.

Sequência – uma pessoa faz um gesto, a próxima repete o gesto anterior e adiciona um movimento novo e assim por diante. Quem erra, deixa a brincadeira e o último é o vencedor.

Os jogos também podem unir a família por bastante tempo e render ótimos momentos: quebra-cabeça, jogo de baralho, jogo da memória, colorir desenhos, jogo de sombras (fazer sombras com as mãos).

Se os filhos forem maiores, algumas brincadeiras podem parecer infantis demais, então pode-se manter o mesmo clima, mas com atividades como:

Stop – algumas categorias são listadas em folhas de caderno, como cor, animais, nomes, frutas e depois escolhe-se uma letra aleatória e todos devem preencher um item das categorias de acordo com a letra escolhida. O primeiro que terminar diz Stop e todos devem parar e conferir os resultados.

stop - atividades divertidas

Mímica, adivinhar o significado de palavras do dicionário ou citar os nomes das capitais (de países ou estados) também estimula o aprendizado e podem garantir boas risadas. Para as brincadeiras, pode-se estipular prêmios simples, como escolher o que será feito para o jantar, ou um tipo de sobremesa ou ainda qual será a próxima atividade.

mimica---atividades-divertidas

Estas brincadeiras podem ser simples e ter feito parte da infância de muitos pais, mas com a era tecnológica, muitas crianças perdem a oportunidade de ter estes momentos. Conte-nos se vocês estimulam este contato e qual a dificuldade que vocês encontram para colocá-las em prática. Até a próxima.

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 4 =