Categorias

9 Atitudes para mães que querem trabalhar em casa

9 Atitudes para mães que querem trabalhar em casa

Um dos grandes desafios quando um bebê chega à família é conseguir continuar trabalhando como antes e ao mesmo tempo oferecer a devida atenção e cuidados à criança. O dia a dia fica mais corrido e, infelizmente, quando seu baby tiver apenas 4 meses (em alguns casos seis), você já terá que voltar ao trabalho, com aquela dor no coração.

Por essa razão, muitas mães ou pais optam por trabalhos que oferecem a opção de home office ou part-time. Hoje em dia isso é muito comum e diversas empresas estão abrindo essas opções aos seus empregados. Porém, trabalhar em casa pode não ser tão fácil e é preciso muita organização. Renata Teles, mãe de três filhos e responsável pelo blog Família Etc e Tal (nosso parceiro <3) numerou 9 atitudes para conciliar profissão e maternidade de maneira equilibrada e saudável. Veja abaixo e inspire-se!

dicas para trabalhar em casa

Atitude 1 – Organize seu Tempo

Segundo Renata, estar em casa é sinônimo de mais trabalho. Você precisa cuidar da rotina da casa, das crianças, dos problemas do dia a dia… Se você não estipular os horários para que você consiga parar e focar em sua atividade profissional, dificilmente você conseguirá.

‘Separe seus dias em blocos de 1 ou 2 horas, divida seu tempo de forma coerente e realista’, complementa Renata.

Atitude 2 – Simplifique as tarefas do dia-a-dia

Mesmo não precisando sair todo os dias para trabalhar, você ainda precisará de ajuda, seja de seu companheiro, seja de uma faxineira, dos filhos… Tenha um agenda com os dias da limpeza, da faxina e etc.

Atitude 3 – Se arrume todos os dias como se fosse trabalhar fora de casa

Mesmo que você não tenha nenhuma reunião ou não vá sair para a rua, é importante que você esteja sempre vestida como se fosse para o escritório da empresa. Dessa forma, você se sente mais disposta e não dá a impressão que está ‘à toa’ em casa.

‘Eu sempre faço isso todos os dias, acordo mais cedo (geralmente 5:45hs), faço uma maquiagem básica, coloco uma roupa que eu poderia receber um cliente, passo perfume e somente ai saio para acordar as crianças, fazer café da manhã … se eu não faço isso acabo ficando o dia todo desarrumada e meu dia rende muito menos, por incrível que pareça’, diz Renata.

Atitude 4 – Estabeleça seus limites

Saiba que você não é super! Respeite os seus limites!

As vezes por você estar trabalhando em casa, a gente acaba excedendo o tempo de trabalho ou atropelando os limites mentais e físicos.

Atitude 5 – Monte sua Estrutura de trabalho

Nada de trabalhar sentada no sofá da sala e com a televisão ligada. É muito importante que você tenha a sensação de estar realmente em um ambiente de trabalho. Por isso, invista em uma boa cadeira, mesas, estantes, telefone e outros materiais.

‘Tenha um espaço adequado para que consiga trabalhar de forma confortável e sem interrupções, com escritório separado e de preferência fechado com porta, o ideal é ter uma pessoa que te apoie em momentos críticos para que você consiga render’, completa Renata.

Atitude 6 – Delegue

Não dá para você fazer tudo sozinha. O que não for de suma importância que você mesma realize pessoalmente, delegue.

Atitude 7 – Abandone a Culpa

Lidar com a culpa é realmente um grande desafio dos pais. Nos culpamos por: Trabalhar fora;Trabalhar em casa;Não trabalhar…. e por aí vai.

Termos que nos dividir entre a mãe, a mulher e a profissional  é muito difícil e não conseguimos ser 100% em tudo. Mas, a boa notícia é que não precisamos ser 100% em tudo. Então…nada de culpa.

Atitude 8 – Tenha momentos fixos  na sua agenda para você, sua família e para seu parceiro

Muitas vezes não priorizamos nossas relações familiares e amorosas em nossas agendas. É muito importante ter momentos para você, para praticar uma atividade física, fazer as unhas, massagem, um curso de inglês….

Para Renata, do blog Família Etc e Tal, uma atitude que ela quer ter é a de ter uma noite separada para sair com o marido, uma tarde de diversão com as crianças … coisas que são importantes, mas ainda não estão na agenda.

Atitude 9 – Dê atenção aos seus filhos.

O horário que você agendar para programas com as crianças é para fazer os programas com as crianças. Nada de colocar outras atividades no meio ou adiar esse compromisso. Escolha o horário mais tranquilo e que você consiga dar atenção total à eles.

‘Eu procuro trabalhar mais pesado quando o Frederico e a Maria Fernanda estão na escola e o Alexandre esta mais tranquilo em casa ou dormindo, isso acontece no período da manhã’, finaliza Renata.

E aí, gostaram das dicas? Estão preparadas para iniciar um home office ou um negócio próprio em casa? No blog Família, etc e tal, de Renata Teles, você encontra muitas outras dicas de uma mãe de três filhos e empreendedora, que divide problemas, dúvidas e muito mais.

Leia também:

Dicas para Mamães que Trabalham em Casa

5 Erros frequentes da hora de dormir do bebê!

Os benefícios dos brinquedos educativos

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 10 =