Categorias

Como ajudar seu filho com a lição de casa

Como ajudar seu filho com a lição de casa

A partir da idade escolar seu filho vai precisar de mais atenção. Isso porque agora ele iniciou um processo de aprendizagem nas competências escolares e necessita de acompanhamento especial voltado para esse tipo de atividades. Ou seja, não será o bastante cuidar da alimentação, higiene e comportamento da criança, ele vai precisar de ajuda também no desempenho intelectual, com a lição de casa.

Muitos pais determinam o desenvolvimento dos saberes apenas para a escola, entretanto, ainda que seja trabalhoso, a criança precisa sentir que tem o apoio dos pais nessa tarefa. Não significa dizer que, porque você virou pai ou mãe, vai precisar se tornar um profissional nas disciplinas escolares, saber tudo sobre fórmulas matemáticas, ou analisar estruturas gramaticais, nada disso.

Você vai precisar estimular a autonomia da maneira mais saudável possível, mostrar os caminhos, orientar no processo de aprendizagem e nunca dar as respostas prontas. Dá trabalho? Claro que sim, mas a recompensa é muito maior que o esforço empregado.

O envolvimento dos pais nas atividades escolares dos seus filhos deve ser feito de maneira harmoniosa, nada de cobranças extremas ou pressionar mais que o necessário, tudo deve ser feito na medida para que a criança entenda que a lição de casa é responsabilidade dela própria e é necessário dedicação e esforço, entretanto ela não está sozinha, pois conta com o apoio dos pais.

Dicas básicas para ajudar seu filho na lição de casa

Em primeiro lugar, os pais devem estabelecer uma rotina de estudos, mesmo quando os filhos acabaram de começar o ensino básico. A rotina é uma grande aliada, principalmente das crianças, pois garante que elas aprendam a se organizar, educa para a vida toda, estabelece um sentimento de segurança e pode aumentar o desempenho escolar.

Pode ser um tempo antes ou depois do jantar, o mais importante é não começar muito tarde para não atrapalhar o horário de sono das crianças. Desde cedo é necessário que eles tenham em mente que o natural é ter tempo para fazer tudo, nada de dormir menos, ou privá-los de lazer. E é importante acertar o melhor horário em que você esteja junto para dar apoio na lição de casa.

Um local adequado para os estudos

Em seguida, estabeleça um local adequado para estudos. Não tem condição de a criança ficar sentada na mesa da cozinha, resolvendo a lição de casa e os pais cortando cebola e falando de outros assuntos. Deixe organizado um canto na sala ou no quarto, que seja confortável, com uma mesa, cadeira e se possível uma luminária. Há mesas pequenas para crianças menores.

Um espaço assim ajuda muito na concentração, principalmente para crianças com déficit de atenção. O local adequado evita distrações, como o barulho da TV, músicas, brinquedos ou outra pessoa conversando. O espaço deve ser respeitado tanto pela criança, quanto pelos pais.

Cada pessoa tem sua própria velocidade para aprender (tenha paciência)

Resolvida a questão do tempo e do espaço, é necessário tratar de uma melhor estratégia para ajudar a criança na lição de casa. Não existe uma fórmula pronta e cada pessoa se comporta de maneira diferente com relação ao aprendizado, então nada de achar que você não é capaz de ajudar seu filho ou que ele tem sérias dificuldades. A regra de ouro é: ter paciência! Muito cuidado para não perder a calma, respeitando os seus limites e os da criança.

Quantidade x qualidade

Pode até não parecer, mas a atividade intelectual consome uma grande energia e o cansaço pode vir rápido. Atente-se para a quantidade de exercícios que seu filho pode fazer em um determinado período de tempo. Não permita nem que ele exagere no volume de lição e fique sobrecarregado, nem que faça apenas o mínimo.

Assim, é imprescindível não deixar para ajudar ele na lição de casa apenas quando tiver avaliações na escola, provas bimestrais ou recuperação. Faça um trabalho de acompanhamento contínuo, assim dificilmente seu filho entrará em desespero quando não souber a matéria ou vai deixar para aprender tudo em cima da hora.

É fundamental que os pais compreendam que nunca, jamais, devem fazer a lição de casa para os filhos, ou dar as respostas já prontas. O mal que esse tipo de atitude causa na criança é dificilmente reparado. Ensine que ela precisa compreender o processo, pensar por si só, que é necessário construir o sentido, passo a passo.

 O erro faz parte do aprendizado

Não tem problema se ela errar, os erros fazem parte do processo de aprendizagem. Peça que ela lhe mostre como chegou naquela resposta e por qual motivo acredita que a resposta esteja certa. Ensine que ela deve se questionar se a lição está correta, revisar, dando atenção a cada etapa. Com este processo, ela vai perceber onde errou e refazer de forma correta.

A lição de casa estabelece uma conexão essencial entre a criança, a escola e os pais. A dedicação de cada uma dessas partes constitui uma base sólida para o desenvolvimento benéfico e vigoroso do seu filho. Por isso, não deixe de participar desse momento tão importante para a construção dos valores de uma criança.

Você também vai gostar de:

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =