Categorias

Como evitar o inchaço durante a gravidez

Como evitar o inchaço durante a gravidez

A gravidez é uma fase deliciosa na fase da mulher e da família. Porém, acompanhada de muitas alegrias, a grande maioria das gestantes sofre com inchaço, varizes, dores e outras doenças venosas que são comuns durante a gestação. Esses sintomas são comuns a partir do 5º mês e aumentando cada vez mais até o final da gravidez. Entenda melhor o motivo dos inchaços e veja dicas de como evitar o inchaço durante a gravidez.

Por que as pernas incham na gravidez? 

Como evitar o inchaço durante a gravidez

Durante a gravidez, os vasos linfáticos da região pélvica sofrem uma grande pressão feita pelo útero, fazendo com que a quantidade de líquidos e de sangue no corpo aumente. A veia cava, situada nessa região, é a responsável por fazer o sangue retornar ao corpo e quando ela é pressionada, o fluxo sanguíneo fica mais lento, acumulando-se nos membros inferiores. Essa ‘retenção’ maior  de sangue faz com que as veias capilares tragam mais água para os membros, provocando o inchaço nas pernas, pés e tornozelos, conhecido como Edema.

Como evitar o inchaço durante a gravidez?

Algumas dicas podem ajudar a diminuir ou evitar esse inchaço que pode ser muito incômodo para a mulher. Veja algumas dicas de como evitar o inchaço durante a gestação.

meia de compressão sigvaris gestante

  • Meias de Compressão: Para prevenir ou diminuir os sintomas, as meias de compressão podem ser grandes aliadas, já que ajudam a diminuir o inchaço e desconforto nas pernas e pés e que podem levar ao aumento das varizes ou até mesmo uma trombose. O uso dessas meias pode ser feito como forma preventiva (antes dos sintomas aparecerem) ou para quem já sente dores acentuadas nas pernas e  praticamente não tem contra-indicações ou efeitos secundários. Compre Meias de Compressão Sigvaris aqui.
  • Água: Beber muita água é sempre bom, mesmo para quem não está esperando um bebezinho. Para as gestantes, essa prática também é importante, pois a ingestão abundante de água faz com que a filtragem do sangue ocorra mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e diminuindo o edema.
  • Repouso: Nada de ficar longos períodos de pé ou sentada. É importante que a mulher descanse as pernas com elas levemente inclinadas sobre uma almofada para promover a circulação adequada do sangue.
  • Academia: Seja na academia, na rua ou em casa, é importante que a gestante mantenha uma rotina de exercícios físicos. Os exercícios estimulam a circulação, além de evitar o aumento de peso. Uma leve caminhada diária já pode ajudar.
  • Sapatos confortáveis: Por mais lindo que seja usar saltos, evite-os no seu dia a dia. Procure vestir sapatos confortáveis em todas as situações.
  • Drenagem Linfática: A drenagem linfática na gravidez ativa a circulação de sangue, eliminando o excesso de líquido através da urina e diminuindo o inchaço. Para gestantes, ela é indicada a partir do terceiro mês.

 

O seu bem-estar é fundamental para garantir uma gestação saudável e as dicas acima irão te ajudar a ter um maior conforto nessa fase. Porém, qualquer sintoma de dor ou dúvida, consulte sempre o seu médico.
Leia também:

 

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 11 =