Categorias

A importância de usar meias de compressão durante a gravidez

É normal que a partir do segundo trimestre da gravidez, a mulher fique com os pés e pernas mais inchados devido ao acúmulo de sangue e líquidos nessa região (Explicamos aqui os motivos e as dicas para evitar o inchaço durante a gravidez). Para diminuir ou até evitar esses sintomas, a meia de compressão é uma grande aliada, pois ela ajuda a suavizar o inchaço, diminuindo o desconforto e evitando o aumento das varizes ou evitando até mesmo uma trombose. Vamos mostrar a seguir a importância de usar meias de compressão durante a gravidez para que você poupe suas pernocas de qualquer desconforto e tenha uma gestação mais saudável.

meia elástica audace materna

Como funcionam as meias de compressão?

As meias de compressão ou meias elásticas melhoram comprovadamente os sintomas de dores, cansaço e inchaço nas pernas. Além disso, elas previnem problemas futuros de varizes e até trombose, quando usadas periodicamente. A compressão exercida pela meia é eficaz na prevenção de edema (inchaço) e causa uma melhora na circulação sanguínea, evitando o acúmulo de sangue nas veias e reduzindo o aumento do ritmo cardíaco, tanto para a mãe quanto para a criança.

Segundo representante da marca de meias de compressão Sigvaris, ‘Ao usar a meia-calça de compressão, a compressão deve ser graduada, com a pressão mais forte nos tornozelos e diminuindo à medida que sobe pela perna. Estudos clínicos mostram que as meias compressão graduada são benéficas e devem ser o principal recurso para aliviar os sintomas de insuficiência venosa crônica durante a gravidez e no período pós-parto’.

Como as meias de compressão melhoram as varizes?

O aumento do volume de sangue, a perda de tonicidade das paredes das veias, o aumento da pressão nas veias das pernas provocado pela posição do bebê e a mudança da consistência do sangue, aumentando o risco de formação de coágulos são os motivos que podem agravar o quadro das varizes na gravidez. As meias tem como proposta reforçar as veias e reduzir a pressão das paredes desses canais, bombeando o sangue para cima e aumentando a velocidade da circulação do sangue nas veias.

Quem deve usar as meias de compressão?

As meias de compressão não possuem contra-indicações e todas as gestantes devem utilizar meias elásticas. A Meia Audace Materna da Sigvaris ou outras meias de suave compressão não precisam de receita médica. Já quem já possui alguma doença venosa, o indicado é consultar o seu médico para que ele possa lhe prescrever alguma meia de alta compressão.

Quem apresenta um maior risco para desenvolver doenças venosas?

Os riscos da gestante desenvolver doenças venosas durante a gravidez são mais elevados em pessoas que já possuem um quadro de doença venosa pré-existente, mulheres com gestação múltipla e em mulheres que ficam muito tempo sentadas ou em pé.

Para responder mais questões sobre esse assunto, conversamos com a cirurgiã vascular Dra Patricia Pascoal que irá tirar nossas principais dúvidas nos vídeos abaixo.

Qual o modelo de meia de compressão mais indicado para mim?

Preciso de receita médica para comprar meias de compressão?

E também é indicado que você continue usando a meia até cerca de 6 meses após o nascimento do bebê 😉 Então futuras mamães, não abram mão de um acessório tão importante nessa fase tão gostosa.

Leia também:

Como evitar o inchaço durante a gravidez

10 dicas que toda mãe de primeira viagem precisa saber

10 dicas para uma amamentação melhor

 

 

 

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 9 =