Categorias

20 Perguntas que Toda Gestante Faz!

20 Perguntas que Toda Gestante Faz!

Quando engravidamos pela primeira vez, entramos em um mundo completamente novo e desconhecido. Muitas dúvidas se passam em nossa cabeça, medos e inseguranças. Para te ajudar, separamos abaixo 20 perguntas que toda gestante faz e suas respostas. Lembrando que é sempre muito importante você tirar suas dúvidas com o seu próprio médico, que já conhece seu histórico e acompanha sua gravidez desde o início.


20 Perguntas que Toda Gestante Faz1 – Tive um pequeno sangramento no começo da gestação. Preciso me preocupar?

Nem todo sangramento é motivo de desespero. Pequenos sangramentos no início da gravidez podem ser normais e podem não representar risco ao bebê. Porém, é sempre importante procurar um médico, principalmente se o sangramento for volumoso e acompanho de cólica ou dor intensa. O médico irá realizar os exames e tirar suas dúvidas para saber se há ou não ameaça de abortamento.

2 – É verdade que grávidas não podem ir ao dentista?

Isso não passa de um mito. Durante a gravidez, há uma maior incidência de cáries e inflamações na gengiva, por isso, a gestante deve sim ir ao dentista e realizar os tratamentos necessários normalmente. Informe o seu dentista sobre a gravidez, pois caso seja necessário realizar exames de raios-X, a gestante deve vestir um avental especial de chumbo e a anestesia deverá ser preferencialmente sem substância vasoconstrictora.

3 – Estou enjoando muito. Por que?

Acredita-se que os enjoos nas gestantes sejam causados pelo hormônio hCG, que é produzido pelo desenvolvimento da placenta e que ajuda a manter a gravidez. Porém, alguns outros fatores podem aumentar a sensação, como baixo nível de açúcar no sangue, maior quantidade de ácido estomacal, tensão e cansaço.

4 – Como faço para reduzir esses enjoos? Quando eles irão parar?

Sentir enjoos durante a gestação, principalmente pelas manhãs, é normal. Para reduzi-los você optar por alimentos mais secos e evitar comidas condimentadas. Além disso, é importante manter o intervalo de duas a três horas entre as refeições, evitando que o estômago fique vazio e mantendo estável sua taxa de açúcar no sangue.

Hoje também existe no mercado a Pulseira para Enjoos Sea-Band, que realiza pressão em determinados pontos do pulso, aliviando enjôos na gravidez, viagens e outros.

Os enjoos normalmente desaparecem assim que o nosso organismo se acostuma com as nossas alterações hormonais. Isso costuma acontecer no final no primeiro trimestre da gestação.

Veja mais em:

5 – Quantos exames de ultrassom eu preciso fazer?

É indicado que a gestante faça pelo menos três exames de ultrassom durante e gravidez. Em alguns casos onde a gravidez é considerada de risco, o médico pode pedir que o exame seja feito mensalmente ou quinzenalmente.

6 – Minha barriga ainda não está aparecendo. Quando ela vai crescer?

Isso varia muito de mulher para mulher, porém, a partir do quinto mês de gestação é que normalmente a barriguinha costuma ficar mais saliente.

7 – Como faço para evitar o surgimento de estrias?

O aparecimento de estrias é normal e varia muito de mulher para mulher. Não existe fórmula mágica para evitar as temidas estrias, porém, o uso de produtos hidratantes pode ser de grande ajuda. O óleo de amêndoa, por exemplo, pode ser passado na barriga e nos seios, sempre tomando cuidado para nunca passar o produto sobre a aréola nem sobre o mamilo.

Já as pomadas de Lanolina, como a Pomada para Seios da Lansinoh mantem os seios hidratados, além de prevenir fissuras nos mamilos. Por ser 100% natural, ela pode ser passada sobre a aréola e sobre o mamilo, podendo até ser usada durante a amamentação.

8 – Quando poderei ouvir o coração do meu bebê?

Isso depende muito do instrumento usado durante os exames. Através do ultrassom, já é possível ouvir os batimentos cardíacos a partir da quinta semana. Já com o sistema sonar Doppler, você conseguirá ouvir entre a 12ª e 14 ª semana e com o estetoscópio Pinard, somente a partir da 20ª semana. Lembrando que as semanas aqui são apenas estimativas, consulte sempre o seu médico para detalhes mais precisos.

9 – Ainda não estou sentindo meu bebê mexer. Quando irei sentir?

Normalmente as gestantes começam a sentir os movimentos fetais na metade da gravidez, ou seja, com mais ou menos 20 semanas. Se você ainda não sentiu, não é motivo para preocupação, pois isso varia muito. É sempre melhor tirar suas dúvidas com o seu médico, pois somente ele poderá lhe informar se está tudo bem com o bebê.

10 – Posso continuar tingindo o meu cabelo?

No início da gravidez é melhor não usar nenhum tipo de tinta nos cabelos. As tinturas, mesmo aquelas sem amônia, não devem ser utilizadas durante o primeiro trimestre da gestação, pois contêm substâncias que são absorvidas pelo couro cabeludo e que chegam até o bebê, podendo prejudicá-lo. Inclusive as henas, escovas progressivas e outros alisamentos com produtos químicos. Para utilizar esses produtos a partir do quarto mês, consulte o seu médico.

20 Perguntas que Toda Gestante Faz

11 – Posso fazer exercícios físicos?

Sim, a gestante pode realizar atividades físicas desde o início da gestação, desde que não sejam atividades de alto impacto ou que demande muita força. Para saber se você está passando dos limites, basta verificar se você está ficando ofegante demais com o exercício. Se a resposta for positiva, é melhor diminuir. Procure um personal trainer, pois ele poderá montar um treino especialmente para você.

12 – Meu médico disse que estou com anemia. Isso pode prejudicar o bebê?

É muito normal ouvir casos de anemia durante a gestação, pois há uma redução da quantidade de hemoglobina no sangue e um aumento das necessidades de ferro. Por isso, é importante ingerir sempre alimentos ricos em ferro e ácido fólico como carne vermelha, espinafre, brócolis… Entretanto, apenas a ingestão desses alimentos muitas vezes não é suficiente e o seu médico poderá lhe passar suplementos alimentares.

O risco para o bebê e para a mãe depende muito da gravidade da anemia. Casos graves podem causar fraqueza, atraso no crescimento e parto prematuro. Consulte regularmente o seu médico.

13 – Quantos quilos vou engordar na gravidez?

Uma mulher normalmente ganha entre nove a doze quilos durante a gestação. Claro, isso varia muito e depende também do IMC (Índice de Massa Corpórea) da pessoa. Faça um acompanhamento com um nutricionista caso ache que esteja engordando mais que isso.

14 – Tem problema dormir de bruços?

Problema mesmo não tem, mas dormir de barriga para baixo é inadequado para qualquer pessoa. Mesmo não causando nenhum problema ao feto, a mulher depois dos três meses de gestação irá se sentir desconfortável nessa posição e encontrará uma que se sinta melhor.

15 – Como diminuir a azia?

Para reduzir a azia é indicado que você coma menos quantidade de alimentos, porém com mais frequência, ou seja, fracione a sua alimentação. Dê preferência para comidas de fácil digestão como as frutas, cereais, verduras e legumes.

16 – Eu posso dirigir grávida? Tem algum perigo para o bebê?

Durante o último trimestre da gestação é indicado que a grávida não dirija, pois nesta fase ela perde alguns de seus reflexos, podendo causar algum acidente. Além disso, devido ao tamanho da barriga, a mulher possui dificuldades para realizar movimentos bruscos e rápidos, caso precise desviar de algo ou evitar uma batida. Melhor não arriscar, né?

17 – Estou com corrimento, é normal?

Sim, é bem normal que durante a gestação a mulher tenha corrimentos, ainda mais durante as últimas semanas. Isso acontece, pois, os hormônios fazem com que a descarga vaginal aumente nesse período. Apesar de comum, é importante que a mulher e o médico monitorem esse corrimento, pois ele pode causar infecções, além do desconforto.

18 – Como sei a hora que entrarei em trabalho de parto?

Não tem como saber exatamente. Quando começarem as contrações, você sentir o seu abdômen durinho e uma dor parecida com cólica a cada cinco minutos, pode ser sinal que seu bebê já esteja a caminho. O rompimento da bolsa também indica que você deve se dirigir o mais rápido possível à maternidade.

19 – Depois que a bolsa estourar, quanto tempo demora para o bebê nascer?

Isso irá depender de vários fatores como a dilatação, o tamanho e a idade gestacional do bebê. Quanto menor é o bebê, provavelmente mais rápido será o parto, mas somente um médico poderá te dar uma maior precisão. A média é que o bebê leve até 18 horas para nascer após a bolsa estourar.

20 – Quando posso amamentar meu bebê pela primeira vez?

Isso dependerá do tipo de parto que a mãe optar. Se for cesárea, o bebê poderá se alimentar logo após a mamãe se recuperar da anestesia. Já após o parto normal, a mãe poderá amamentar imediatamente após o nascimento.

Leia também:

Dicas para prevenir dor na coluna durante a Gravidez

Exames essenciais para o Segundo Trimestre da Gravidez

Gravidez: Por que surgiu uma linha escura na minha barriga?

 

 

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 8 =