Categorias

10 dicas para uma amamentação melhor

10 dicas para uma amamentação melhor

Quem é mamãe de primeira viagem normalmente não sabe ao certo como se deve proceder para ter uma amamentação adequada e confortável. O Blog O Sapo e a Princesa conversou com a enfermeira do Hospital São Camilo, Lia Delphino, que deu algumas dicas gerais para facilitar esse momento tão especial. Veja abaixo 10 dicas para uma amamentação melhor.

1 – Segundo Lia, é importante que a mãe escolha um ambiente tranquilo, sem interrupções, telefone, TV ou qualquer ruído que possa desviar a atenção desse momento. Músicas calmas e tranquilas são aconselháveis para relaxamento.

2 – Caso a mãe queira companhia, o indicado é que sejam pessoas muito íntimas, para que a mamãe fique bem à vontade.

3 – ‘A mãe deve sentar-se em uma cadeira com apoio para os braços e caso esteja muito tensa, deve respirar lenta e profundamente por alguns minutos, até acalmar-se’ explica Lia. Aqui nesse post explicamos como escolher a poltrona de amamentação.

4 – Outra dica é esvaziar um pouco a mama antes de oferecer ao bebê. Caso o peito esteja muito cheio, a boquinha do bebê vai escorregar e dificultar a pegada do bico.

5 – A enfermeira Lia também lembra a importância de lavar bem as mãos. ‘Lavar as mãos é muito importante para manter a higiene. Já as mamas devem ser lavadas apenas no banho e é recomendável que a mãe passe o próprio leite nos mamilos antes e depois da amamentação’.

dicas de amamentação

6 – A posição correta do bebê é muito importante. Ele deve estar com o corpo próximo da mãe, na altura do seio. Seus quadris bem seguros e o pescoço um pouco esticado. Uma almofada pode ajudar muito nessa hora. Leia nosso post sobre como usar uma almofada para amamentação clicando aqui.

7 – Para estimular o bebê a pegar a mama, a mãe pode passar o bico nos cantos da boca do filho ou no lábio inferior.

8 – O ideal é que o bebê pegue o bico inteiro e a maior parte da aréola e os lábios da criança devem estar virados para fora.

9 – Segundo Lia, a duração da mamada depende de cada bebê e naturalmente, a mamãe saberá quando a criança estiver satisfeita.

10 – ‘Quando notar que o bebê já está satisfeito, tire a criança do peito usando a ‘técnica do dedo mínimo’. Isso quer dizer que a mãe deve colocar o dedo mínimo na boca do bebê, imitando o bico e enganando o bebê. Quando ele aceitar a troca do peito pelo dedo, retire cuidadosamente a mama, que deve estar alongada e redonda’.

Contem para nós se essas 10 dicas para uma amamentação melhor ajudaram vocês 😉 Comentem e tirem suas dúvidas!

Leia também:

7 Erros que toda mãe de Primeira Viagem comete!

6 problemas de amamentação resolvidos

7 maneiras de beneficiar a amamentação

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + dezessete =